Entrevistas
A Importância Do Networking Em UX Design — Entrevista Com Alyson Ambrosio
Lista de conteúdos
Entrevistas

A Importância Do Networking Em UX Design — Entrevista Com Alyson Ambrosio

Alyson Ambrosio, aluno do Bootcamp Master Interface Design (MID), conta que o networking que construiu por meio de participações em eventos de UX/UI Design foi essencial para a conquista da primeira oportunidade em UX Design na startup Alfred Delivery.

Além disso, ele fala como a comunidade MID foi imprescindível para a troca de experiências e motivação na carreira e estudos.

Venha conhecer a trajetória de Alyson e inspire-se a migrar para UX/UI Design!

Alyson, qual é o seu background antes de chegar no UX/UI Design?

Eu tentei muita coisa antes de chegar em UX Design. Fiz ensino técnico em informática, Filosofia, depois informática Biomédica, inclusive achei que seria programador, mas percebi que não era o que eu queria.

Um dia, li sobre um curso de Design Gráfico em Ribeirão Preto, onde moro, e resolvi arriscar e conhecer a área. E foi durante um estágio que eu estava fazendo em Design Gráfico que percebi que na realidade queria trabalhar com Design de Interface.

Projeto acadêmico em UX Design realizado por Alyson Ambrósio

Dica de Leitura: Design – Estou Na Profissão Errada?

E como foi migrar do Design Gráfico para UX Design?

Na verdade, eu sempre gostei dessa parte de interfaces – no início da minha carreira eu queria trabalhar com games. Durante as aulas de 3D na faculdade fui percebendo que poderia unir games e interfaces e trabalhar com ambos.

Sempre participo de eventos na área de empreendedorismo e Design que acontecem em minha cidade – Ribeirão Preto está com vários projetos interessantes nessas áreas – então sempre aproveito essas oportunidades o máximo que eu posso.

Também fiz alguns cursos relacionados com Design e comecei a estudar bastante – foi assim que conheci a Aela e o Bootcamp MID.

Eu descobri o MID por meio da semana que a Aela promoveu no final do ano passado, o Workshop "Migrando para UX/UI Design". Eu estava naquele momento estudando e pesquisando sobre Design de interfaces e vi que, baseado no background do curso e dos mentores, o Bootcamp MID era algo sério e que valeria a pena.

Eu me inscrevi no bootcamp e as coisas foram encaminhando para conseguir essa posição em UX Design.

Acho que o que teve — e tem — maior valor para mim é a comunidade da Aela. Poder trocar experiências, a motivação e energia positiva que rola quando alguém consegue uma vaga legal, principalmente no exterior, é muito legal e incentiva demais você a continuar estudando.

A comunidade do MID é fantástica e os mentores são excelentes. O networking sem dúvida ajuda bastante nesse processo de mudança.

Projeto acadêmico desenvolvido por Alyson Ambrósio, aluno do MID

Alyson, como foi o processo para conseguir essa vaga em UX Design?

Nesses eventos que participo relacionados a Design e empreendedorismo tive a oportunidade de fazer contato com várias pessoas. Por meio de um desses contatos, recebi uma indicação para essa vaga na startup Alfred Delivery. O responsável pela vaga perguntou para outras pessoas sobre mim.

A entrevista foi uma conversa bem informal porque eu já conhecia o CEO da startup. Nos conhecemos em algum dos eventos que eu fui e já havíamos conversado algumas vezes.

Ele tentou preencher essa vaga com outras pessoas, mas elas muitas vezes já estavam estabelecidas e acabavam indicando outras, até que chegou em mim.

Ele foi bem sincero comigo e eu com ele. Expliquei que estou no início da minha carreira em UX Design e ainda não tenho um portfólio completo. Mas que estou desenvolvendo o material. Ele também me contou os problemas e dificuldades até encontrar alguém para a vaga.

Ele estava disposto a me ensinar e me ajudar nesse início de carreira, então me contratou.

Dica de Leitura: Portfólio de UX Design – 7 Erros Para Você Não Cometer

Projeto em UX Design de Alyson Ambrósio

Conta um pouco da sua rotina como UX Designer

A Alfred Delivery tem o objetivo de entregar tudo o que uma pessoa precisa – desde compras de mercado até alguma compra mais elaborada, como roupas.

Eu comecei no início de setembro e agora estamos reformulando toda a interface do aplicativo para o usuário. Estamos fazendo várias mudanças para melhorar a usabilidade de nossos serviços.

Além disso, tenho passado por todas as áreas da empresa, como marketing, vendas e a ideia é que eu também faça o papel de entregador por alguns dias. O objetivo é me ajudar a entender exatamente todos os processos envolvidos e desenvolver projetos para melhorar todas essas experiências.

Tenho estudado bastante, analisando as diversas áreas e observando os processos e buscando onde podemos solucionar melhor os problemas dos nossos usuários.

Estou evoluindo, começando a pensar cada vez mais no projeto do início ao fim e percebendo a importância da pesquisa inicial.

Isso tem feito muita diferença para mim e para a empresa também.

Entendendo as dores do consumidor – projeto acadêmico desenvolvido por Alyson Ambrósio

Dica de Leitura: Desk Research – O que é e como Efetuar uma Pesquisa Secundária

Quais são os seus planos para o futuro?

Nesse momento, gostaria de contribuir o máximo que eu puder nessa startup que estou agora. Em 5 anos quero ver essa proposta e serviço desenvolvido e fazer bastante sucesso – quem sabe até lá no mercado internacional.

Também quero ter a oportunidade de trabalhar no exterior, principalmente na Islândia. Acho que seria uma experiência incrível.

Projeto em UX Design desenvolvido por Alyson Ambrósio, aluno do Bootcamp MID

Quais são suas dicas para quem quer migrar?

Acho que o principal é participar de tudo que você puder. Vá em eventos, converse com as pessoas, se torne conhecido no meio, e troque muito conhecimento e experiências.

Criar esse networking é muito importante para agregar conhecimento e também para montar uma rede de contatos que pode te auxiliar em diversos momentos de sua carreira.

Outra coisa essencial é fazer cursos que te ofereçam a base teórica e oportunidade de desenvolver seus conhecimentos na prática, como o MID. Isso ajuda muito na hora de construir o portfólio para apresentar em processos seletivos.

Cursos

Nosso maior orgulho é todo mês ter alunos e alunas contratados em grandes empresas e em países como
Brasil, Estados Unidos, Irlanda, Alemanha, Espanha, Portugal, Áustria, Rep. Tcheca, Nova Zelândia e Canadá.