Photoshop
Photoshop e Inteligência Artificial: Recursos e Riscos
Baixar em PDF
Lista de conteúdos
Photoshop

Photoshop e Inteligência Artificial: Recursos e Riscos

Photoshop e Inteligência Artificial: Recursos e Riscos cover

O Photoshop é o mais famoso software de edição de imagens do mundo, e cada vez mais a Adobe está criando recursos para facilitar os processos de trabalho de quem usa a ferramenta. E isso inclui tecnologias baseadas em Inteligência Artificial.

Neste artigo, falaremos um pouco sobre alguns dos recursos mais interessantes que o Photoshop possui e que utilizam Inteligência Artificial, e também sobre os riscos desse tipo de tecnologia, ainda mais quando o assunto é manipulação de imagens.

Dica de Leitura: Photoshop – Sua Origem e Impacto Em Nossas Vidas

O que é Inteligência Artificial e Machine Learning?

Antes de partirmos para os recursos do Photoshop, vale uma breve explicação sobre o que é Inteligência Artificial e Machine Learning, dois conceitos importantes e muito em voga quando o assunto é tecnologia.

Inteligência Artificial (IA) é a inteligência manifestada por máquinas quando elas executam tarefas consideradas tão complexas que são atribuídas somente a seres inteligentes.

Apesar de parecer um tema de ficção científica, a IA já é utilizada em diversas situações cotidianas, como:

  • Assistentes virtuais;
  • Aplicativos de transporte e rotas;
  • Controle de estoque em empresas;
  • Reconhecimento facial;
  • Sistemas de segurança.

Machine Learning (ML) é um campo de estudo que deriva da Inteligência Artificial e está relacionada às habilidades de aprendizado das máquinas.

Nesse sentido, Machine Learning é a capacidade de aprendizado baseada em algoritmos e na repetição de padrões. A ideia é que computadores consigam aprender através de amostras de padrões, podendo até a efetuar previsões sem que haja a necessidade de fazer demais cálculos estatísticos adicionais.

Portanto, quando ferramentas como o Photoshop criam recursos baseados em Inteligência Artificial, é algo bastante avançado e que tem como proposta agilizar tarefas que pessoas — seres humanos — levariam muito mais tempo para completar. A ideia é otimizar atividades em prol da produtividade.

Recursos do Photoshop baseados em Inteligência Artificial

A Adobe possui uma tecnologia em Inteligência Artificial e Machine Learning chamada Adobe Sensei. Com essa tecnologia, a empresa consegue criar recursos muito interessantes para o Photoshop, com o objetivo de melhorar os fluxos de trabalho.

Nesse sentido, dentre os recursos mais interessantes baseados em Inteligência Artificial no Photoshop estão:

  • Filtros Neurais (Neural Filters);
  • Substituição do céu (Sky Replacement);
  • Refinar as Seleções de Borda (Refine Edge Selections);
  • Painel Descobrir (Discovery).

Filtros Neurais

Os filtros neurais são um recurso que permitem que as pessoas façam manipulações na imagem de forma fácil e rápida.

Para isso, a Adobe coletou diversas (milhares) de fotos com e sem manipulação, e colocou essas informações em seu Adobe Sensei. Dessa forma, os algoritmos de Machine Learning conseguiram aprender a como manipular as imagens, possibilitando que esses recursos pudessem ser facilmente acessados e automatizados. Veja abaixo alguns exemplos de Filtros Neurais.

Suavização da pele

Photoshop Inteligência Artificial: Filtros Neurais de Suavização da Pele
Fonte: designerd

Com esse filtro é possível, em poucos cliques, suavizar manchas e espinhas da pele.

O filtro mantém a textura das peles e é possível determinar a quantidade de luz que incide sobre elas.

Transferência de estilo

Photoshop Inteligência Artificial: Filtros Neurais de transferência de estilo
Fonte: designerd

O filtro de transferência de estilo identifica elementos base de uma imagem de origem, como tons e texturas. Após a identificação, ele transfere esses elementos para uma outra imagem.

Retrato inteligente

Nesse filtro, o Photoshop utiliza a Inteligência Artificial para analisar uma imagem e, a partir disso, dá possibilidades de efetuar mudanças como idade, expressão e pose. Sem dúvida, esse filtro é um dos mais impressionantes.

Photoshop Inteligência Artificial: Filtros Neurais de Retrato Inteligente
Fonte: Blog da Adobe

No exemplo acima, houve mudança na direção da cabeça, do olhar e da expressão do modelo.

Além disso, o filtro permite que você mude até mesmo a direção da luz de uma foto.

Photoshop e Filtros Neurais
Fonte: Blog da Adobe

Transferência de Maquiagem

Similar à transferência de estilo, esse filtro analisa uma imagem e transfere os estilos utilizados nos olhos e na boca para outra imagem.

Photoshop Inteligência Artificial: Filtros Neurais Transferência de maquiagem
Fonte: designerd

Colorir

Esse filtro coloca cores nas fotos em preto e branco, automaticamente.

Photoshop Inteligência Artificial: Filtros Neurais de Colorir fotos em preto e branco
Fonte: designerd

A ideia é facilitar a coloração de fotos antigas, reduzindo o tempo de trabalho que existe para esse processo.

Remoção de artefatos

A compactação de imagens para formato JPEG deixa algumas manchas, devido à diminuição da qualidade.

Esse filtro retira esses borrões, deixando a imagem mais nítida.

Photoshop: Remoção de Artefatos
Fonte: Blog da Adobe

Dica de Leitura: Imagem Digital – Os Diferentes Tipos e Formatos

Esses foram apenas alguns dos filtros existentes no Photoshop que utilizam a Inteligência Artificial para manipular as imagens.

A ideia dos Filtros Neurais é efetuar ajustes nas imagens sem que haja um impacto destrutivo, deixando toda manipulação o mais natural possível.

Os filtros podem ser aplicados diretamente em uma camada, ou colocados em uma camada separada. Ainda, é possível ajustar cada filtro, utilizado os outros recursos do Photoshop, para que você consiga chegar no resultado desejado.

Substituição do céu

Outro recurso do Photoshop baseado em Inteligência Artificial é a substituição do céu.

Antes desse recurso, designers que desejavam alterar o céu em suas imagens passavam por um processo de trabalho muito longo. Com esse novo recurso, essa manipulação pode ser feita em, literalmente, poucos cliques.

Esse recurso reconhece o que é céu e o que é primeiro plano da imagem, por conta das diversas fotos disponibilizadas para o aprendizado do Adobe Sensei.

Photoshop: Substituição do céu
Fonte: Blog da Adobe

Você pode escolher diversos tipos de céu que se enquadram melhor no que você deseja:

  • Pôr do sol;
  • Céu estrelado;
  • Golden Hour.

E claro, o Photoshop não vai apenas substituir o céu, mas também vai harmonizar o resto da imagem para que os planos se encaixem.

Photoshop Inteligência Artificial: Substituição do céu
Fonte: Blog da Adobe

Refinar as seleções de borda

Fazer as seleções de imagem e bora de elementos finos sempre foi uma grande dificuldade para as pessoas que utilizam o Photoshop.

Muitas vezes elementos como cabelos e pêlos se misturam com o plano de fundo, fazendo com que não haja tanta precisão da seleção.

Nesse sentido, os novos recursos do Photoshop, utilizam a Inteligência Artificial e algoritmos para identificar e selecionar com mais precisão as bordas de elementos mais complexos.

O recurso foi treinado para conseguir identificar objetos e separar o assunto dos elementos de fundo. Essa também é uma grande otimização de um processos que costumava ser muito trabalhoso, mas que, através do Machine Learning, pode ser reduzido a poucos cliques e segundos.

Photoshop: Refinar as seleções de borda
Fonte: Blog da Adobe
Photoshop e Inteligência Artificial: refinar as seleções de borda
Fonte: Blog da Adobe

Painel Descobrir

O Painel Descobrir possibilita que você tenha acesso a diversos materiais como tutoriais, bibliotecas de conteúdo e outras pesquisas relevantes para o seu trabalho.

A diferença é que o novo painel descobrir traz recomendações de conteúdo baseadas no seu uso do Photoshop. Ou seja, você acessa conteúdos personalizados através da Inteligência Artificial do software.

A verdade é que você já viu esse tipo de algoritmo funcionando, nos seus perfis de qualquer rede social. Mas agora, você tem isso especificamente dentro do Photoshop, para te ajudar com os seus projetos.

Novo Painel Descobrir do Photoshop
Fonte: Blog da Adobe

Dica de Leitura: Como Atuam Os Blend Modes do Photoshop?

Quais os riscos da Inteligência Artificial no Photoshop?

Não há dúvidas de que a Adobe e o Photoshop possuem recursos incríveis baseados em Inteligência Artificial. Na verdade, a empresa é uma das mais avançadas em uso de IA e Machine Learning para softwares.

No entanto, é inevitável pensar que essas tecnologias podem facilitar a manipulação de imagens para desinformação ou até mesmo para prejudicar outras pessoas diretamente.

O Photoshop já possuí uma questão bastante sensível em que as pessoas utilizam seus recursos para definir padrões de beleza inalcançáveis ou até mesmo para manipular fotos de políticos.

O uso do Photoshop requer um questão ética muito forte e a falta dessa certeza traz para discussão se a utilização de recursos baseados em IA não vai aumentar as incidências de mau uso da ferramenta.

A Adobe está ciente desses riscos e até possui uma nova ferramenta que consegue detectar se uma imagem foi manipulada pelo software ou não. Para isso, fez-se o uso novamente de Inteligência Artificial e Machine Learning. Diversas fotos manipuladas e as suas originais foram colocadas no banco de dados para alimentar a ferramenta, fazendo com que ela aprenda a identificar manipulações.

Além disso, existe uma outro risco com relação ao Machine Learning que também é algo sabido pela Adobe: os dados tendenciosos.

O Machine Learning não aprende sozinho. É necessário que o banco de dados seja alimentado, e esse processo é basicamente feito por seres humanos. Nesse sentido, se há algum viés humano na alimentação desse banco de dados, consequentemente, a ferramenta de IA e o Machine Learning também terão.

Um exemplo são as ferramentas que automaticamente clareiam as peles pretas porque estão baseadas somente em um banco de dados com imagens de pessoas brancas.

Ou seja, caso não haja cautela, as ferramentas de automatização podem ter comportamentos inadequados e, até mesmo, racistas.

Para sanar essa questão, a Adobe montou equipes e uma comissão de ética de Inteligência Artificial, que vai analisar e testar os algoritmos toda vez alguma alteração grande for feita. Essas ações são justamente para evitar qualquer comportamento antiético do software.

Além disso, a Adobe conta com um banco de imagens bem diverso, o que ajuda a amenizar o risco de dados tendenciosos.

Dica de Vídeo: Como Criar Um Pôster Ao Estilo Pop Art

O Photoshop é uma ferramenta que já faz parte do dia a dia de designers e demais profissionais. É incrível como a tecnologia é usada para otimizar e facilitar os fluxos de trabalho, deixando-os cada vez menos operacionais.

No entanto, o uso de Inteligência Artificial, principalmente na manipulação de imagens, traz alguns riscos sérios para a sociedade.

O caso não é parar de usar o Photoshop ou condenar o uso de Inteligência Artificial, mas entender como e o que fazer para diminuir o risco de desinformação e comportamentos inadequados.

Se você gostou desse conteúdo não se esqueça de clicar em curtir e compartilhar! Esse pequeno gesto ajuda bastante no nosso trabalho! Fique à vontade para continuar navegando aqui e, caso queira receber nossos conteúdos por email, inscreva-se na nossa newsletter!


Cursos

Nosso maior orgulho é todo mês ter alunos e alunas contratados em grandes empresas e em países como
Brasil, Estados Unidos, Irlanda, Alemanha, Espanha, Portugal, Áustria, Rep. Tcheca, Nova Zelândia e Canadá.