UX
WWDC22: As Novidades do Evento da Apple Para Desenvolvedores
Baixar em PDF
Lista de conteúdos
UX

WWDC22: As Novidades do Evento da Apple Para Desenvolvedores

WWDC22: Latest Apple Announcements

O WWDC22 aconteceu em Junho de 2022 e, assim como de costume, foi palco para a Apple apresentar diversas novidades relacionadas aos seus softwares para o público.

Apesar do evento ser voltado especificamente para desenvolvedores, as novidades apresentadas são bastante interessantes para serem analisadas por UX e Product Designers.

Como não poderia ser diferente, as novidades estão pautadas em melhorar a experiência das pessoas usuárias, trazendo mais customização, colaboração, integrações e melhorias na segurança.

Confira a seguir as principais novidades que foram divulgadas na WWDC22.

O que é o WWDC?

Anualmente a Apple promove um evento para mostrar suas novas tecnologias para desenvolvedores, o Apple Worldwide Developers Conference — ou WWDC.

O evento acontece desde 1983, mas foi só a partir de 1990 que seu formato ficou mais parecido com o que é atualmente.

A ideia é, além de apresentar novos softwares e tecnologias, proporcionar aos desenvolvedores participantes sessões e laboratórios com os desenvolvedores da própria Apple.

O evento deste ano, o WWDC22, foi o primeiro a acontecer de forma mista, ou seja, tanto presencial quanto virtual, depois de dois anos sendo feito totalmente remoto por conta da pandemia.

Confira as principais novidades divulgadas no evento!

IOS 16

WWDC22
Fonte: Apple

O mais recente sistema operacional do iPhone, IOS 16, foi anunciado oficialmente na WWDC22 e possui diversas novidades em customizações, experiência do usuário e segurança.

Lock Screen personalizável

Uma das maiores mudanças contempladas no IOS16 é a possibilidade de customizar a tela de bloqueio dos iPhones.

Agora, é possível escolher fontes diferentes para o relógio, filtros, widgets, dando mais personalidade e tornando a tela de bloqueio única para cada pessoa usuária. Essa novidade se assemelha bastante com os mostradores do Apple Watch.

WWDC22 lock screen
Fonte: CNET

Além disso, o novo IOS16 permite criar diversas telas de bloqueio, inclusive integrando com o modo Foco, para reduzir as distrações em momentos de concentração.

As notificações também mudaram. Agora, elas aparecem agrupadas no final da tela, permitindo que a foto de fundo fique sempre à vista.

Há também um novo recurso chamado Live Activities, que permite informações sobre eventos ao vivo, como em esportes, diretamente na tela de bloqueio do celular.

Dica de Leitura: Style Guide – Como Desenvolver o Guia de Estilo da Sua Interface?

iMessage, FaceTime e Live Text

O IOS16 também trouxe mudanças e novos recursos no iMessage. Agora é possível editar mensagens e até mesmo apagá-las depois de enviadas.

Ainda, o SharePlay poderá ser acessado via iMessage e um grupo de pessoas poderá assistir um episódio de um seriado e comentar em tempo real, utilizando o aplicativo.

WWDC22 imessage
Fonte: idownloadblog

O FaceTime também ganhou mais facilidade para acessar o SharePlay, trazendo mais facilidade para compartilhar músicas e filmes enquanto estiver em uma chamada.

Além disso, a função Ditado terá uma usabilidade melhor, com o texto aparecendo em tempo real enquanto você fala. O teclado não desaparecerá enquanto você usa o Ditado e isso permite com que você corrija ou inclua palavras com mais rapidez.

Uma das novidades mais interessantes é a melhoria no Live Text. O recurso por si só já é bastante interessante, e agora ele passará a identificar e traduzir textos direto de vídeos.

Pause um vídeo, selecione e traduza o texto que desejar.

WWDC22 apple pay
Fonte: Olhar Digital

Wallet e Apple Pay Later

Outras mudanças apresentadas no WWDC22 referem-se aos método de pagamento e aplicativo Wallet.

Agora, é possível parcelar compras nos Estados Unidos usando o Apple Pay Later.

O Wallet vai poder armazenar e compartilhar mais informações, inclusive com quem não possuir um iPhone.

iCloud, Safety Check e HomeKit

Com o IOS16 será possível compartilhar uma conta do iCloud com até 5 pessoas, trazendo mais facilidade no compartilhamento de arquivos.

Além disso, o IOS16 permite criar uma nuvem compartilhável com familiares. A ideia é tornar mais fácil o compartilhamento de fotos e vídeos, sendo possível enviar fotos diretamente para a nuvem assim que forem tiradas.

Com relação à segurança, um novo recurso do IOS16 é o Safety Check que permite que as pessoas revoguem o acessos e permissões compartilhadas com outras pessoas. A ideia é dar mais segurança para pessoas que podem estar vivendo um relacionamento abusivo, em que o parceiro ou parceira tenha acesso aos dados do iPhone.

safety check
Fonte: macrumors

Adicionalmente, o controle parental está mais refinado e integrado, trazendo mais facilidade para configurar os dispositivos das crianças.

O HomeKit também foi atualizado, agora é possível integrar o aplicativo com dispositivos de outras marcas, dando mais flexibilidade para as pessoas usuárias.

Mapas

WWDC22 maps
Fonte: iphonelife

Outra novidade interessante está no aplicativo Mapas.

Ele está muito mais detalhado, considerando níveis de altura e profundidades diferentes e apontando lojas, pontos turísticos e diversos lugares com mais clareza.

WWDC22 maps 2
Fonte: CNET

Além disso, ao utilizar o modo de navegação, é possível incluir paradas intermediárias na rota.

No entanto, essas alterações ainda não contemplam o Brasil. Os países e as cidades estão sendo incluídos aos poucos.

Dica de Leitura: Design De Ícones – Passo a Passo Para Desenhar Os Ícones De Uma Interface

WatchOS 9

WWDC22 watchos
Fonte: Apple

O sistema operacional do Apple Watch também foi atualizado e divulgado na WWDC22.

O WatchOS 9 traz novos mostradores e mais possibilidade de personalização, assim como feito com a tela de bloqueio do iPhone.

No entanto, as grandes novidades são para monitorar as atividades físicas e a saúde.

A Apple melhorou o sensor de atividade física do relógio. O monitoramento e métricas de corrida ganhou boas atualizações. Agora é possível identificar os movimentos de salto e entender qual o seu padrão de corrida.

Além disso, o WatchOS 9 traz melhorias para triatletas, trazendo mais detalhes e facilidade na troca de atividades — natação, ciclismo e corrida.

apple watch
Fonte: Apple

Outra grande novidade é que o aplicativo Health será disponibilizado para quem não possui um Apple Watch. Dessa forma, quem possui um iPhone também poderá ter acesso a métricas e outros indicadores de atividades.

Com relação à saúde, o WatchOS 9 traz melhorias no monitoramento do sono, podendo identificar em qual estágio do sono a pessoa se encontra; traz também um aplicativo chamado Medicações que vai te ajudar e administrar os seus remédios; e, ainda, vai poder monitorar frequências cardíacas irregulares (Atrial Fibrillation) — esse recurso ainda está esperando aprovação do FDA.

Fonte: Nixolympia

MacOS Ventura

WWDC22 macos ventura

O WWDC22 também foi palco para a Apple anunciar o novo sistema operacional para o Mac, o MacOS Ventura, sucessor do MacOS Monterey.

De todas as melhorias e novidades, um dos grandes destaques é a nova maneira de trabalhar com Multitasking.

O Stage Manager reorganiza as janelas abertas, deixando-as separadas no lado esquerdo da tela. É possível combinar janelas para que você não perca o fluxo de trabalho, dessa forma você pode minimizar e organizar janelas de aplicativos diferentes em um mesmo grupo.

Fonte: Apple

Além disso, a Apple promoveu melhorias no Spotlight e o Safari também ganhou a opção de compartilhar as abas de navegação com outras pessoas.

O FaceTime ganhou um recurso chamado HandOff em que as pessoas podem iniciar uma chamada no iPhone e continuar no Mac, por exemplo. Ainda, a função Continuity Camera permite o uso do iPhone como se fosse uma webcam, trazendo mais flexibilidade para as chamadas.

Com relação à segurança, o MacOS Ventura traz um recurso chamado Passkeys para o Safari, em que as senhas para sites são criadas a partir de Face ou Touch ID, impossibilitando vazamentos ou roubo de senhas por phishing.

Fonte: Apple

Dica de Leitura: Hierarquia Visual Em UI – Como Destacar o Que Precisa Ser Destacado?

iPadOS 16

Uma atualização do sistema operacional do iPad também foi anunciada nessa edição do WWDC22.

Assim como no MacOS 9, o iPadOS 16 traz uma melhor organização de aplicativos com o Stage Manager. Além disso, a colaboração entre as pessoas fica muito mais facilitada por conta da possibilidade de compartilhar arquivos e documentos, bem como as abas do Safari.

Fonte: Apple

As conferências via FaceTime permitem toda essa facilidade de compartilhamento e tudo fica registrando pelo iMessage, caso haja alterações que você não tenha acompanhado em tempo real.

Além disso, a Apple mostrou um pouco de um novo aplicativo chamado Freeform. Esse aplicativo funciona como um quadro branco colaborativo, muito parecido com outros aplicativos já existentes no mercado.

freeform apple
Fonte: Apple

A colaboração entre pessoas foi a palavra de ordem, e o Freeform parece cumprir bem esse papel, cujo lançamento ainda não foi divulgado, mas deve acontecer ainda esse ano.

CarPlay

Por último, mas não menos interessante, a Apple apresentou a nova geração do CarPlay, um aplicativo que promete ser um tipo de sistema operacional dos carros.

A partir do CarPlay as pessoas vão conseguir acionar e regular recursos próprios do carro, como temperatura e altura dos bancos, por exemplo, sem a necessidade de sair do aplicativo.

Além disso, o novo CarPlay permite muitas customizações no painel do veículo, com filtros, cores, backgrounds e widgets.

WWDC22 carplay
Fonte: CNET

O WWDC22 trouxe muitas novidades interessantes e, apesar de ser voltado para desenvolvedores, é importante estar a par das atualizações para entender as tendências e novas possibilidades que UX e Product Designers podem ter.

Referências

Se você gostou desse conteúdo não se esqueça de clicar em curtir e compartilhar! Esse pequeno gesto ajuda bastante no nosso trabalho! Fique à vontade para continuar navegando aqui e, caso queira receber nossos conteúdos por email, inscreva-se na nossa newsletter!


Cursos

Temos orgulho de ter todo mês novos alunos contratados em países como Brasil, Irlanda, Portugal, Áustria, Nova Zelândia e Canadá.