Estratégia
Impactos do Product Design no Business
Lista de conteúdos
Estratégia

Impactos do Product Design no Business

Impactos do Product Design no Business

Product Design é uma das áreas que mais cresce. Cerca de 70% dos líderes confirmaram que aumentaram o tamanho de sua equipe de Design nos últimos anos.

Mesmo com a pandemia de 2020, o crescimento da área ainda acontece. Isso porque nesse período as empresas viram a necessidade de digitalizar seus produtos e serviços, fazendo com que o UX Design se tornasse essencial para a estratégia dos negócios.

Muitas organizações já entenderam esse papel estratégico do Design — como a Amazon, Starbucks, IBM e Mckinsey.

Entretanto, ainda há empresas que não conseguiram entender todos os benefícios que a área de Design pode lhes trazer.

Continue nesse artigo para saber quais são os impactos do Design dentro de uma empresa; e porque elas devem enxergar o Product Design como uma área estratégica.

A mudança vem de dentro

Antes de começar a colher os frutos de uma área de Product Design estratégica, as empresas precisam incorporar e disseminar internamente a Cultura de Design.

Essa cultura tem como foco melhorar a experiência do usuário nos produtos e serviços da empresa. Para tanto, devem utilizar os princípios de Design Thinking em todo ambiente da companhia.

Para uma Cultura de Design robusta, a IDEO descreve 5 características essenciais que as empresas devem adotar:

  1. Curiosidade sempre: todos da empresa estão sempre fazendo perguntas e há sistemas e processos que ajudam a respondê-las;
  2. Experimentação frequente: os colaboradores estão sempre explorando diferentes soluções possíveis. Dessa forma, há muito mais sucesso nos lançamentos dos produtos;
  3. Colaboração entre times: integração e comunicação entre todas as áreas e hierarquias da empresa. Fazendo assim, com que nenhum projeto esteja anônimo;
  4. Storytelling: ter um responsável por cada projeto que construa um storytelling eficiente e encantador;
  5. Mais ideias: explorar novas ideias diariamente, promovendo discussões, interações e feedbacks.

Estabelecer uma Cultura de Design é essencial para que a empresa consiga extrair ao máximo todos os benefícios do Product Design.

Dica de Leitura: O Que É Design Thinking?

Ferramentas de Product Design essenciais

Existem certas ferramentas que ajudam as empresas a estabelecer uma Cultura de Design, bem como a ajudar em outros diversos processos de UX Design:

  • Design Thinking: é uma abordagem multidisciplinar e coletiva dentro de uma empresa. Seu objetivo é buscar o desenvolvimento de estratégias criativas para a solução de problemas. O Design Thinking possui como base o conceito de Design Centrado no Usuário e é a ferramenta base para estabelecer uma Cultura de Design;
  • Storytelling: é o ato de contar uma história de maneira encantadora, de forma que haja identificação e que passe uma mensagem relevante para o público. Em UX Design, essa ferramenta é importante pois a história será contada a partir da perspectiva do usuário e mostrará a evolução de sua experiência;
  • Jornada do Usuário: é a ferramenta que constrói o mapa de interação do usuário para um determinado produto ou serviço. Com essa ferramenta, conseguimos identificar todos os pontos de interação do usuário e seus principais gaps e necessidades.

A utilização dessas ferramentas e abordagens é importante porque envolvem diversas áreas da empresa e colocam o usuário e o Design em foco. Dessa forma, desenvolve-se um Mindset de Design Centrado no Usuário, trazendo benefícios para o consumidor e também para a empresa.

Exemplo de Jornada do Usuário

Os impactos do Product Design nas empresas

Tudo certo! Já compreendemos que é importante a empresa possuir processos como o Design Thinking, disseminar a Cultura de Design e observar UX/UI como áreas estratégicas.

Mas quais são os impactos de se trabalhar dessa forma?

A InVision promoveu uma pesquisa que conseguiu mensurar o impacto do Design no Business. Foram entrevistados mais de 2.000 Designers em todo o mundo, de diversos mercados e tipos de indústria. Confira abaixo alguns dos principais impactos encontrados.

Maior eficiência

As empresas estão usando cada vez mais o Design para melhorar sua eficiência, seus resultados e seu posicionamento no mercado.

A percepção de aumento da qualidade dos produtos é quase unânime, seguido da satisfação dos clientes. Um ponto importante para ressaltar é a melhoria também na Receita e na redução dos custos.

Fonte: The New Designer Frontier by InVision

Quase 75% das empresas disseram que houve aumento da satisfação dos clientes e da usabilidade por meio do Design” – The New Designer Frontier By InVision

Design para desenvolver

Outro grande impacto do Design para as empresas é seu uso para reformular e desenvolver novos produtos, ao invés de apenas incrementá-los com pequenos features.

Nas empresas pesquisadas, a maioria confirma que a área de Design desenhou novos produtos e serviços.

Fonte: The New Designer Frontier by InVision

A área de Design, portanto, tem desempenhado um papel mais ativo no desenvolvimento de novos produtos, ao invés de apenas melhorar o portfólio existente.

Evangelização do Product Design

Talvez um dos impactos mais importantes do Design nas empresas seja a disseminação da Cultura de Design.

A pesquisa da InVision mostrou que há grande envolvimento dos stakeholders nos processos de Design, dentro das empresas entrevistadas.

Fonte: The New Designer Frontier by InVision

A evangelização é importante porque dissemina os conhecimentos e processos de Product Design por toda a organização. Dessa forma, a empresa – como um todo – tem a oportunidade de aplicar práticas de design (como ideação, experimentação, testes) dentro de seus diversos setores, promovendo um mindset de inovação.

Dica de Leitura: Saiba Como Conduzir e Preparar as Entrevistas Com os Usuários

Maior o impacto, maior a receita

As empresas estudadas pela pesquisa da InVision confirmaram a seguinte hipótese:

Quando o design é o foco da organização, há um impacto direto e tangível nos resultados da empresa, como sua receita, valor de mercado e no tempo de comercialização.” – The New Designer Frontier By InVision

Fonte: The New Designer Frontier by InVision

O dado acima é extremamente relevante porque mostra o aumento da receita das companhias que dão foco ao Design. Dessa forma, conseguimos relacionar o crescimento das empresas com o aumento da participação do Product Design em sua estratégia.

Outros impactos importantes

O Product Design, além de aumentar os resultados da empresa, traz outros impactos como:

  • Inovação: ter uma Cultura de Design dentro da empresa é trazer também o mindset de inovação;
  • Branding: a área de Design pode agregar valor a marca, trazendo mais autoridade para os produtos. O Product Design deve trabalhar junto com Marketing para garantir o alinhamento dos objetivos;
  • Comunicação: a Cultura de Design deve integrar diversas áreas da organização. Dessa forma, a comunicação se torna uma skill muito valiosa dentro da empresa. Áreas como Marketing, Vendas, Product Design e Finanças, devem sempre estar com uma comunicação clara e transparente;
  • Fidelização do consumidor: colocando o usuário como foco, o Design fideliza os consumidores quando consegue atender suas necessidades.

Estudo de caso: Slack

A Slack passou por dificuldades de retenção de clientes. A sua equipe de Design foi a responsável por identificar as necessidades e propor melhorias para sanar essa dificuldade.

Pesquisas com os usuários e a aproximação com a área de vendas foram os fatores-chave para que a área de Product Design identificasse as necessidades e atacasse diretamente os problemas.

No vídeo abaixo, Jen Long — gerente de Product Design — conta os detalhes dessa transformação que aconteceu na Slack.

Estudo de caso da Slack – como a área de Product Design ajudou a melhorar a retenção de clientes

Não é à toa que a área de Product Design está crescendo. As empresas estão criando a consciência de que o Design é tão estratégico quanto qualquer outra área de negócios. Inclusive, como visto, existem pesquisas e dados que comprovam os reais impactos do Product Design nas empresas.

Você, Product Designer, deve entender esse impactos e possibilidades que o seu trabalho pode trazer para as empresas. Dessa forma, conseguirá valorizar mais o seu trabalho e se posicionará cada vez melhor no mercado.

if(window.strchfSettings === undefined) window.strchfSettings = {};window.strchfSettings.stats = {url: “https://aela-io.storychief.io/pt/impactos-do-product-design-no-business?id=1537029240&type=2”,title: “Impactos do Product Design no Business”,id: “6aa280f8-87e7-4053-a27d-291065009b13”};(function(d, s, id) {var js, sjs = d.getElementsByTagName(s)[0];if (d.getElementById(id)) {window.strchf.update(); return;}js = d.createElement(s); js.id = id;js.src = “https://d37oebn0w9ir6a.cloudfront.net/scripts/v0/strchf.js”;js.async = true;sjs.parentNode.insertBefore(js, sjs);}(document, ‘script’, ‘storychief-jssdk’))

Se você gostou desse conteúdo não se esqueça de clicar em curtir e compartilhar! Esse pequeno gesto ajuda bastante no nosso trabalho! Fique à vontade para continuar navegando aqui e, caso queira receber nossos conteúdos por email, inscreva-se na nossa newsletter!


Cursos

Temos orgulho de ter todo mês novos alunos contratados em países como Brasil, Irlanda, Portugal, Áustria, Nova Zelândia e Canadá.