Interação
Apple Event 2020: As Principais Novidades Sobre Interface e Software
Baixar em PDF
Lista de conteúdos
Interação

Apple Event 2020: As Principais Novidades Sobre Interface e Software

Apple Event 2020: As Principais Novidades Sobre Interface e Software

Infelizmente o Iphone 12 não foi anunciado nesse Apple Event 2020, que aconteceu no último dia 15 de setembro.

No entanto, diversas novidades e recursos foram apresentados, inclusive para o aprimoramento da experiência do usuário através da interface e novos sistemas operacionais.

Pensando nisso, colocamos nesse artigo as principais atualizações e novidades divulgadas no Apple Event, e que estão bastante relacionadas a UX/UI. Confira!

Em tempo: Um pequeno Guia de profissão para UI Design

Apple Watch

Apple Watch
Fonte: Site da Apple

O smart watch da Apple chegou ao seu modelo número 6. O series 6 do Apple Watch manteve os dois tamanhos de caixa de seu antecessor: 40mm ou 44mm. Nesse sentido, a área de interface com o usuário não foi alterada.

Além disso, foram introduzidas novas cores — incluindo o Product (RED) — e o lançamento de um modelo mais acessível: o Apple Watch SE, o qual promete ser mais barato, mas com as funcionalidades principais do series 6.

No entanto, as grandes mudanças aconteceram nas facilidades para o monitoramento da saúde do usuário.

O Apple Watch é usado principalmente para ajudar os usuários a controlar a saúde e monitorar a atividade física. Aliás, o Tim Cook mostrou diversos exemplos em que o Apple Watch chegou a, literalmente, salvar as vidas das pessoas.

WatchOS 7: rastreamento de sono e medição de oxigênio no sangue

Duas das grandes novidades envolvendo o software WatchOS 7 foram o Rastreamento mais aprimorado do sono e a medição de oxigênio no sangue.

O rastreamento de sono do Apple Watch está mais completo, possibilitando medir a frequência cardíaca durante o sono e o quanto você se movimenta enquanto dorme. O intuito é ajudar as pessoas a melhorarem a sua rotina de sono.

Além disso, é possível ativar o modo não perturbe para que a tela não se ilumine por completo, atrapalhando a qualidade do sono.

Já a medição de oxigênio no sangue foi uma novidade bastante interessante. Por meio dos sensores de Led, o Apple Watch consegue verificar a coloração do sangue e, através de algoritmos, identificar qual seu percentual de oxigênio. A leitura pode ser feita a qualquer momento e leva apenas alguns segundos.

Detalhes Apple Watch
Fonte: Site da Apple

Ainda visando o monitoramento mais aperfeiçoado da saúde, o WatchOS 7 consegue identificar se você está lavando a mão corretamente, de acordo com os movimentos que faz e com o tempo de duração.

Outros recursos do WatchOS 7

Audição

O Apple Watch consegue detectar se o ambiente, no qual você está, há um nível de decibéis prejudicial à saúde. Além disso, é possível entender quando o volume alto do fone do ouvido pode afetar a audição ao longo do tempo.

Faça um eletrocardiograma

Outros recursos Apple Watch
Fonte: Site da Apple

O Apple Watch series 6 vem com o aplicativo ECG que permite registrar os batimentos cardíacos, frequência cardíaca e identifica fibrilação atrial (uma forma de arritmia).

Novas métricas de mobilidade

No aplicativo Health, foram criadas novas métricas de mobilidade tais quais:

  • exercícios aeróbicos de baixo alcance;
  • velocidade de caminhada;
  • velocidade de descida de escadas;
  • distância de seis minutos a pé;
  • tempo de suporte duplo;
  • duração do passo e assimetria;
  • velocidade de subida de escadas.

Novos Watch Faces

No WatchOS 7, os usuário poderão buscar novos mostradores — os Watch Faces — ou até mesmo personalizá-los para se adequar ao perfil.

Se você gosta de surfar, é médico ou executivo de empresa, as possibilidades de personalização do Watch Face garante que as informações mais pertinentes para o seu estilo de vida estejam ao seu pulso. Basta erguer o braço e olhar para o relógio.

Dica de Leitura: Os Grids e o Design Responsivo

Ipad 8 e Ipad Air

Apple Ipad 8
Fonte: Site da Apple

O outro foco do Apple Event foi na nova geração dos Ipads.

No entanto, não há tantas diferenças de design entre a nova geração e a anterior. A diferença mais significativa fica por conta do processador A12 Bionic no Ipad 8 e o A14 no Ipad Air.

Além disso, o Ipad Air vem equipado com um sensor Touch ID integrado no botão localizado na borda superior. É uma novidade bastante interessante, porque usa uma tecnologia bastante avançada de leitura de impressões digitais.

IpadOS 14

O IpadOS 14 possui recursos e experiência de usuário bastante parecida com o IOS 14 — cujos detalhes veremos mais à frente.

Notificação de chamadas mais discreta e a expansão de ícones para mais detalhes são algumas das novidades introduzidas pelo IpadOS 14.

No entanto, as novas possibilidades de conjuntos de widgets são uma das atualizações mais esperadas e interativas dessa nova versão. Você consegue personalizar os widgets de quais aplicativos desejar, para ter na palma da sua mão mais informações de uma forma mais inteligente e rápida.

Realidade aumentada

A realidade aumentada já é foco da Apple há alguns anos. E agora, nessa nova versão do IpadOS, essa tecnologia promete ficar ainda mais imersiva para os usuários.

Isso porque o IpadOS 14 vem com um kit de ferramentas para os desenvolvedores, que fornece uma API para obter noções de profundidade mais precisas. Essa nova ferramenta se chama ARKit 4.

Dessa forma, os criadores de jogos e demais aplicativos poderão ter mais precisão no momento de traçar as medidas corporais e de espaço para seus produtos e experiências.

Apple Pencil

Apple Pencil
Fonte: Site da Apple

O Apple Pencil é uma ferramenta bastante querida por entre os usuários do Ipad. Com ela, as pessoas conseguem criar com mais liberdade, utilizando os aplicativos do dispositivo.

Com isso em mente, a Apple decidiu melhorar ainda mais a experiência do usuários com o Apple Pencil. Agora, o usuário pode usar o acessório para escrever normalmente, em qualquer campo ou qualquer região possível do Ipad. Seria como escrever em um caderno e o sistema converte o texto escrito para digitado automaticamente.

Essa atualização permite que o usuário não tenha que deixar o Apple Pencil de lado toda vez que precisar escrever, ou usar o teclado.

Nesse sentido, a Apple afirma que este recurso pode ser usado para responder mensagens, pesquisar algo no Safari, gravar um número, etc. É realmente bastante interessante para a experiência do usuário!

Dica de Leitura: Como Despertar a Confiança do seu Usuário

Mais de um app ao mesmo tempo

Outro recurso que promete melhorar a experiência do usuário é a possibilidade de utilizar mais de um aplicativo ao mesmo tempo, compartilhando a tela do Ipad.

O recurso funciona como um Picture In Picture, fazendo com que um app fique no background da tela e outro fique como se em uma barra lateral.

Dessa forma, o usuário consegue tirar maior proveito do Ipad sem ter que ficar mudando de aplicativo para aplicativo.

IOS 14

As novidades desse Apple Event não contemplaram o anúncio de um novo Iphone. No entanto, essa “falta” já era esperada.

O que surpreendeu os usuários foi o anúncio da atualização para o IOS 14, já disponível para download. Geralmente os novos sistemas operacionais são divulgados junto com os produtos. Mas esse ano, a Apple adiantou o IOS 14 para seus usuários.

Nova tela de Início

IOS
Fonte: Site da Apple

Como já comentado, o IOS 14 dá mais opções de personalização dos widgets para os usuários. Mas não apenas isso, o novo sistema operacional coloca algumas mudanças na tela de início dos Iphones.

A tela está mais interativa e permitindo edições mais rápidas. O usuário pode retirar ou mudar de posição os seus widgets, bem como pesquisar outros em uma biblioteca disponível.

Além disso, o IOS 14 inseriu uma nova tela chamada Biblioteca de Apps. Nela, todos os seus aplicativos ficam agrupados de acordo com uma sugestão automática. Nesse sentido, você ainda pode optar por deixar os aplicativos apenas visíveis na biblioteca.

App Clips

Uma grande novidade que veio com o IOS 14 foi esse novo recurso chamado App Clips.

Os Apps Clips são pequenas demonstrações das funcionalidades de alguns aplicativos, engatilhados em determinada situação. Dessa forma, o usuário consegue usar um aplicativo sem necessariamente baixá-lo, somente o fazendo se realmente gostar do app.

Por exemplo, você está conversando com um amigo pelas mensagens e ele te recomenda um app que você ainda não possui. Nessa situação, para testar o app, você pode usá-lo sem precisar baixar da app store.

Detalhes IOS
Fonte: Site da Apple

Além da recomendação via mensagens, os app clips podem aparecer via QR Code, Safari ou NFC tags.

É um recurso bastante interessante para a divulgação de novos apps.

Back Tap

Outro recurso interessante é o Back Tap. Com ele, você pode configurar certas ações a partir do comando de toque na parte de trás do Iphone.

Dessa forma, o usuário consegue ter uma melhor experiência na interação com o Iphone, por conta da adição desse comando.

Você tem a possibilidade de cadastrar duas ações, uma que responde a dois toques na parte de trás do Iphone, e outra que responde a três toques.

Dentre as ações estão tarefas como, abaixar ou aumentar volume, captura de tela, acessibilidades e etc.

Dica de Leitura: 6 Princípios Fundamentais do Design de Interação

Abrindo a porta do carro

Este recurso é para quem gosta de expandir as funcionalidades do Iphone com outros objetos.

O IOS 14 permite que você consiga abrir a porta do seu carro e dar a partida sem que você esteja com as chaves.

No entanto, esta funcionalidade está disponível apenas para um determinado modelo de carro: a BMW série 5 de 2021. Mas, com certeza, esse recurso tende a abraçar novos modelos de carro no futuro.

Falando em interação e experiência do usuário, nada melhor do que conseguir fazer outras tarefas a partir do seu celular.

Essas foram as principais novidades do Apple Event para os novos produtos e softwares, no que tange a interface e interação dos produtos. É claro que há uma série de outros recursos em cada um dos novos dispositivos, mas não seria tão produtivo comentar sobre todos eles aqui neste artigo.

Esperamos que possam se inspirar com esses novos recursos e novidades e que consigam criar novos produtos, interfaces e experiências para seus usuários.

Referências

Se você gostou desse conteúdo não se esqueça de clicar em curtir e compartilhar! Esse pequeno gesto ajuda bastante no nosso trabalho! Fique à vontade para continuar navegando aqui e, caso queira receber nossos conteúdos por email, inscreva-se na nossa newsletter!


Cursos

Nosso maior orgulho é todo mês ter alunos e alunas contratados em grandes empresas e em países como
Brasil, Estados Unidos, Irlanda, Alemanha, Espanha, Portugal, Áustria, Rep. Tcheca, Nova Zelândia e Canadá.