UI Design: Um Pequeno Guia Sobre a Profissão

Em um mundo cheio de siglas e significados, você provavelmente já se deparou com essa pergunta: o que é UI Design? Neste artigo responderemos a essa pergunta e daremos algumas dicas caso tenha interesse migrar para essa área. Que tal?
UI Design: Um Pequeno Guia Sobre a Profissão

Existem tantos conceitos e profissões que muitas vezes ficamos confusos em entender realmente o que cada uma delas significa ou do que se trata.

Mais recentemente, existem várias dúvidas sobre o que é UX e UI Design.

Nós já escrevemos um artigo explicando detalhadamente o que é UX Design e agora chegou a vez de explicarmos a fundo o que é UI Design. Preparados? Então vamos lá!

O que é UI Design?

O User Interface (UI) Design corresponde à construção de interfaces gráficas — de softwares, websites, aplicativos — alinhando a estética com a usabilidade.

Nesse sentido, o UI Designer é o responsável por pensar nos elementos que comporão a interface, tais como:

  • Botões;
  • Sliders;
  • Cores;
  • Transições;
  • Imagens;
  • Animações;
  • Qualquer outro elemento de interação possível.

Além disso, o UI Designer também se preocupa com a posição de cada um desses elementos na interface, assim como com a maneira com que eles interagem entre si.

Apesar de, em um primeiro momento, associarmos o trabalho em UI com aplicativos e telas de sites, o UI também desenvolve interfaces para controle de voz e de gestos.

Ou seja, tudo o que envolve interface com o usuário, independente da tecnologia ou plataforma, é de responsabilidade do UI Design.

Por que o UI Design é importante?

Em um primeiro momento, podemos achar que o UI Design é um trabalho trivial. Afinal de contas, é apenas uma preocupação estética. Certo?

Bem, desculpe quebrar a sua expectativa. Mas não. UI não é apenas uma questão de estética, muito menos algo trivial no desenvolvimento de um produto.

A importância do UI Design tem como base alguns pilares, tais quais:

  • Visual Design;
  • Interactive Design;
  • Arquitetura da Informação.

Visual Design

O UI Designer deve se preocupar sim com a estética e visual da interface do produto. Mas essa preocupação não é apenas uma questão de beleza.

A estética de uma interface deve ser agradável, porque, querendo ou não, é a porta de entrada para a atenção do usuário.

Mas além disso, a estética do produto deve estar de acordo com seus objetivos, seu tom de voz e sua estratégia de comunicação.

Interactive Design

A parte de Interactive Design, dentro de UI, é um dos elementos mais importantes quando falamos sobre a experiência do usuário.

É por meio desse quesito que o UI Designer deve compreender o comportamento do seu usuário final para que o Design proposto proporcione boa jornada e boa experiência de uso.

Nesse sentido, o trabalho em UI deve sempre prezar para que o usuário interaja com a interface de forma intuitiva, sem que suas expectativas sejam quebradas.

Uma boa maneira de avaliar se a interface está bem desenvolvida é verificando se o usuário precisa pensar demais ao usar o produto. O ideal é que o fluxo seja tão intuitivo e fluido, que o usuário não precise gastar energias entendendo o que precisa ser feito.

Dica de Leitura: os 6 princípios fundamentais do Design de Interação

Arquitetura da informação

O pilar de Arquitetura da Informação diz respeito à disposição das informações dentro da sua interface.

Ou seja, como que o usuário encontra as informações que ele precisa e como ele navega por entre elas.

Desse modo, o UI Design também é responsável por organizar e estruturar os conteúdos que aparecem no produto/ interface, fazendo com que a comunicação com o usuário seja eficiente.

Assim, o UI Design é uma parte essencial no desenvolvimento de um produto digital, sendo que sem ele, boa parte da experiência do usuário estaria comprometida.

Quais as áreas de atuação de um UI Designer?

Logo de cara, a primeira área de atuação em UI que vem à cabeça é, claro, a de desenvolvimento de aplicativos para celular.

A rápida associação tem sentido, pois vivemos em um mundo bastante imerso no universo mobile, onde passamos boa parte das horas do nosso dia.

Contudo, o UI não está somente presente nos aplicativos e interfaces móveis. Existem diversos outros campos de atuação para quem quiser entrar no mundo de UI. São alguns deles:

  • Mobile UI Design: sim, vale repetir, apesar de já termos acabado de citar. Mobile UI Design é o mais comum campo de atuação para UI. Aqui você tem a oportunidade de criar produtos e interfaces direcionadas para equipamentos móveis como celulares e tablets;
  • Softwares UI Design: esta área tem foco principalmente em desenvolvimento de interfaces para softwares de computadores;
  • Web UI Design: área voltada para criação de páginas e sites na internet;
  • Game UI Design: caso você goste do mercado, o UI Design te permite trabalhar no desenvolvimento de interfaces de jogos, tanto online quanto para formato mobile;
  • Realidade Virtual e Realidade Aumentada: duas áreas ainda menos populares, mas que mesmo assim abrem oportunidades para UI.

Portanto, existem várias áreas de atuação para quem quer começar a atuar em UI Design. Claro que, algumas áreas são mais populares do que outras, e é preciso alinhar com seus objetivos de carreira. Mas fica visível que em UI você possui diversas possibilidades.

Dica de Leitura: Quais as Possibilidades de Atuação em UX Design?

Quais as habilidades necessárias em UI Design?

Assim como em qualquer outra profissão, é importante ter algumas habilidades básicas para trabalhar com UI.

Para explicar cada uma dessas habilidades, primeiro, vamos separá-las em duas categorias: Habilidades Técnicas (Hard Skills) e Habilidades Comportamentais (Soft Skills).

Vamos começar pelas Hard Skills que, apesar do nome, são as mais "fáceis" de aprender.

Hard Skills

UI Design é uma área com bastante background técnico. Dessa forma, é imprescindível ter um certo rol de habilidades técnicas para começar e se desenvolver na área.

Contudo, tenha em mente que habilidades técnicas são também fáceis de serem adquiridas e desenvolvidas, justamente por envolverem diretamente o conhecimento de algum conceito ou ferramenta.

1) Conhecimentos sólidos sobre Design Centrado no Usuário

O objetivo do UI é garantir que o usuário tenha uma boa interação com a interface, fazendo, dessa forma, com que ele tenha uma boa experiência com o produto.

Portanto, é imprescindível para o UI Designer ter conhecimentos bem sólidos sobre Design Centrado no Usuário.

Desse modo, com esses conceitos bem claros em mente, o UI consegue desenvolver seu papel como uma parte importante do desenvolvimento do produto voltado para as necessidades do usuário.

2) Conhecimentos em softwares

Como dito, UI é uma área mais técnica, em que são desenvolvidas as interfaces de um produto digital, por exemplo.

Por conta disso, é necessário para o Designer saber utilizar as ferramentas fundamentais para efetuar um bom trabalho, como os Softwares de criação de interfaces.

Nesse sentido, você deve saber trabalhar com programas como, por exemplo:

  • Figma
  • Adobe XD
  • Sketch;
  • InVision;
  • ProtoPie;
  • Photoshop;
  • Illustrator;

O conhecimento em softwares é bastante importante, tendo em vista que a maior parte do trabalho em UI Design acontecerá através deles.

3) Conhecimentos em Design

Por ser uma área que irá trabalhar com a criação de interfaces e elementos visuais como cores, fontes e animação, é importante que se tenha conhecimentos em Design.

No entanto, não se desespere. Não é o caso de você precisar começar uma faculdade em Design Gráfico para poder trabalhar com UI.

Saber os conceitos de Design previamente ajuda na fase inicial, mas não é um pre-requisito essencial para você começar na área.

Dica de Leitura: Preciso ter Background para Migrar para UX/UI?

Soft Skills

A outra parte de habilidades em UI diz respeito às competências relacionadas ao comportamento. Por isso que essas habilidades são mais difíceis de serem aprendidas. É preciso ter paciência e experiência para desenvolvê-las, caso necessário.

1) Colaboração e trabalho em equipe

O trabalho em UI Design não é o de um lobo solitário.

Muito pelo contrário. Em um processo de desenvolvimento e lançamento de um produto existem diversas pessoas trabalhando em conjunto.

Por conta disso, é importante para o UI Designer ter espírito de equipe e de colaboração porque em muitos momentos o trabalho acontece em conjunto.

2) Comunicação

Para se trabalhar em equipe é quase que implícita a habilidade de se comunicar bem.

A boa comunicação é importante para conseguir conversar, ouvir e discutir as ideias com os outros membros das equipes e, até mesmo, com outros stakeholders.

Portanto, saber se comunicar é uma habilidade essencial para o UI Designer.

3) Empatia

A empatia é uma Soft Skill bastante importante quando falamos em UX e UI Design.

Para um bom trabalho de UI, é preciso entender e colocar-se no lugar do usuário para poder construir uma interface que atenda suas necessidades.

Dessa forma, o UI Designer precisa da empatia para conseguir desenvolver soluções a partir do ponto de vista do usuário, e não de si próprio.

4) Desapego

O Desapego é uma Soft Skill necessária em qualquer profissão que trabalhe diretamente com criação.

Em muitos casos, você terá que modificar um projeto por conta de novos direcionamentos. E, por conta disso, você deve estar preparado para deixar de lado o que fez para começar do zero novamente.

Lembre-se de que o UI Design trabalha para garantir a melhor experiência para o usuário. Por conta disso, não devemos nos apegar aos projetos ou construir a interface a partir de nossas opiniões e gostos pessoais.

Dica de Leitura: 5 Soft Skills Essenciais para Você Fazer a Diferença

Como faço para migrar para UI Design?

Talvez você tenha chegado até aqui e esteja bastante interessado em começar uma carreira em UI Design.

A partir disso, vem a seguinte dúvida: Mas por onde começar?

Carreira e vida profissional são assuntos um pouco delicados e cada pessoa lida com eles de uma forma diferente. Tendo isso em mente, não podemos indicar qual o caminho correto a seguir para conseguir migrar para UI Design, mas podemos deixar aqui algumas dicas para você começar.

1) Faça um planejamento

O primeiro passo para quem quer migrar para UI Design — e também para outras carreiras — é fazer um planejamento.

Coloque no papel seus objetivos, o que você espera atingir e em quanto tempo você quer atingir.

Este tipo de planejamento é muito importante para você ter visibilidade de todas as ações que precisam ser feitas.

Mas lembre-se: um plano também é algo vivo. É preciso sempre retomá-lo e adaptá-lo conforme você for caminhando e subindo seus degraus.

2) Procure mais informações sobre a área

Apesar do intuito desse texto seja conseguir providenciar o maior número de informações sobre UI Design, não pare por aqui.

Procure mais informações sobre a área, estude e entenda se é realmente essa carreira na qual você quer mergulhar.

Nós mesmos temos diversos outros conteúdos relevantes que você pode dar uma olhada.

3) Procure cursos ou Bootcamps

Depois que você já tiver certeza que UI Design é para você, o próximo passo seria procurar algum curso que consiga te ensinar da melhor forma a profissão.

É claro que, por ser uma área técnica, a experiência conta bastante para o seu aprendizado. Mas tudo deve ter um princípio, um começo. E um curso é a melhor forma para você começar a entender e a se habituar com a profissão.

Que tal conhecer o nosso Bootcamp Master Interface Design?

4) Converse com profissionais da área e melhore seu networking

Melhorar o seu networking é bastante importante.

Uma rede de contatos é importante para você se inserir melhor na área, por meio de profissionais já atuantes. Além disso, é sempre muito valioso trocar experiências com pessoas mais experientes.

Networking não é apenas uma ferramenta para conseguir emprego, mas também é uma troca de experiências com pessoas da mesma área.

5) Monte um portfólio

A última dica dessa lista está relacionada a montar um portfólio que possa ser apresentado para o mundo, ou pelo menos para o entrevistador.

Lembre-se de que você não precisa ter passado por experiências práticas para montar um portfólio. É muito comum, no começo da carreira, você construir um portfólio baseado em exercícios e em cases fictícios. O importante é mostrar a sua linha de raciocínio.

Dica de Leitura: Portfólio de UX Design – 6 Dicas Essenciais para Montar o Seu

Há muitas oportunidades de trabalho em UI Design?

Quando efetuar uma pesquisa de vagas em UI Design você vai reparar que muitas empresas estão à procura de UX/UI Designer.

Apesar de muitas empresas já estarem mais maduras com esses conceitos, outras ainda podem fazer certa confusão, acreditando que UX e UI são a mesma coisa.

Para esses casos, é interessante entender melhor o que a empresa procura, no momento da entrevista. Não deixe de se candidatar para uma vaga simplesmente por conta disso.

O mercado de trabalho está crescendo para os UX e UI Designers. É importante ressaltar que esses conceitos não são opostos nem excludentes, mas complementares.

Uma pesquisa da Nielsen Norman Group — referência no mercado de UX — prevê que em 2050 teremos 100 milhões de profissionais de UX no mundo. Portanto, a perspectiva é de crescimento para área como um todo.

Mesmo com a pandemia de 2020, os números de oportunidades na área não caíram. Isso porque por conta da necessidade de distanciamento social, muitas empresas tiveram que adaptar e digitalizar seus produtos e serviços, resultando em uma alta demanda por profissionais da área.

Mas e os salários?

A questão da remuneração depende de vários fatores, como a empresa e a localização.

No Brasil, São Paulo ainda é um grande polo de oportunidades para UI Design e a média salarial também é maior nesse estado.

Em uma pesquisa feita no site Glassdoor, podemos observar que a média salarial de um UI Designer Sênior no Brasil é por volta de R$9.800,00.

Mas claro, os salários também dependem da empresa. Várias empresas ofertando a mesma vaga possuem diferenças de salários bastante expressivos.

Portanto, não conseguimos dizer com certeza qual o salário que você conseguirá atingir em UI Design, mas com as pesquisas acima, podemos dizer que as perspectivas não são ruins, não é mesmo?

UI Design vs UX Design

UX e UI Design são dois conceitos que podem causar ainda bastante confusão. Principalmente quando falamos sobre o desenvolvimento de produtos digitais, fica difícil dizer onde um começa e onde o outro termina.

Contudo, são sim conceitos diferentes, mas que acabam se complementando.

Enquanto UX lida com a experiência do produto (e serviço) como um todo e como ele será útil para atender as necessidades do usuário final, UI tem foco principalmente em desenvolver as interfaces com as quais o usuário terá interação.

As duas coisas andam juntas e possuem o mesmo objetivo de garantir ao usuário uma boa experiência com o produto final.

Para entrar mais a fundo, você pode ler nosso artigo que trata exclusivamente sobre esse tema:

Se você gostou desse conteúdo não se esqueça de clicar em curtir e compartilhar! Esse pequeno gesto ajuda bastante no nosso trabalho! Fique à vontade para continuar navegando aqui e, caso queira receber nossos conteúdos por email, inscreva-se na nossa newsletter!

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Cursos

Temos orgulho de ter todo mês novos alunos contratados em países como Brasil, Irlanda, Portugal, Áustria, Nova Zelândia e Canadá.