O Que É o Bootcamp Master Interface Design – MID?

MID? O que é isso?
O Que É o Bootcamp Master Interface Design - MID?

Esta é uma pergunta que eu recebo frequentemente, várias vezes por semana!

Por conta disso, resolvi escrever esse texto para esclarecer o que é o Bootcamp Master Interface Design (MID) e para detalhar todas as características que fazem dele um excelente curso de Product Design (UX/UI).

Para começar, quero deixar claro que o Bootcamp MID é um curso 100% online, criado e estruturado pela Aela, uma empresa fundada e baseada em Londres, na Inglaterra.

O foco do curso é colocar nossos alunos no mercado de UX Design, seja nacional ou internacionalmente.

Nesse sentido, estruturamos o Bootcamp MID para que todos os alunos tenham um ótimo aproveitamento, de forma totalmente online e no ritmo de cada um.

Nós entendemos que cada aluno está em um momento diferente da vida e, por isso, é necessário que o curso seja flexível o bastante para que cada um se desenvolva em uma velocidade confortável.

A nossa metodologia já proporcionou diversos resultados incríveis, com alunos que conquistaram oportunidades no Brasil, Irlanda, Canadá, Portugal, Áustria, Nova Zelândia e Reino Unido, em empresas como IBM, Facebook, Udemy, Toptal, Natura, Wunderman, Seedrs, Itaú, Descomplica, Claro, TOTVS, CI&T, UOL, Mercado Livre, MJV, Accenture, Outsystems, Seedrs, Stefanini e outras.

Mas antes de detalhar e contar a história de alguns desses alunos, deixa eu contar um pouco sobre a minha história.

Por que eu decidi criar o MID?

A minha história com Design começa lá no Rio de Janeiro, quando eu tinha os meus tenros 20 anos de idade.

Eu tinha acabado de entrar na faculdade de Design, trabalhava no Banco Bradesco e, como você pode imaginar, a minha rotina era intensa. Conciliar o trabalho com os estudos é algo bastante difícil.

Ainda mais quando se mora no RJ e tem que se deslocar de Vila Valqueire para Madureira e depois para a Lagoa, onde ficava a minha faculdade. Meu trajeto casa-trabalho-estudos consumia cerca de 5 horas do meu dia.

Quem é do Rio ou conhece essas regiões sabe do que eu estou falando!

Meu trajeto casa-trabalho-estudos

Além do trânsito, os estudos também exigiam bastante dedicação. Meu salário, na época, era todo investido na faculdade e nos estudos. E por conta da rotina turbulenta, meu tempo para estudar sobre Design era das 23:30 até as 03:00.

Eu me lembro muito bem como era cada momento do meu dia durante essa época …

Outra dificuldade era encontrar bons conteúdos sobre Design, porque grandes títulos e livros mais atuais eram lançados primeiro no exterior. Logo, até a tradução chegar ao Brasil, o material já estava defasado em uns 2 anos!

Desse modo, eu comecei a procurar conteúdos em inglês na internet e a comprar livros estrangeiros pela Amazon. E foram MUITOS livros, diga-se de passagem.

Mas apesar dessa rotina difícil, eu estava bastante determinado a me tornar um Designer com carreira internacional. Mesmo com todas as dificuldades e até mesmo com a minha família e amigos dizendo que era um sonho inalcançável.

Mas ainda bem que nunca dei ouvidos para as pessoas que me diziam "isso não é para você". Porque hoje eu digo com muito orgulho que eu consegui!

Quem sou hoje?

Eu sou designer há mais de 14 anos. Atualmente sou Sênior Product Designer na VMware Pivotal Labs em Londres. Mas antes disso, atuei em diversas outras empresas como:

  • SAP;
  • CEMEX;
  • UOL;
  • TOPTAL.

Ao longo desses anos, eu passei por diversos momentos complicados e tive muitos aprendizados. Além de trabalhar como freelancer e em grandes empresas, fui empresário por quase 5 anos, quando tive minha própria agência de Design no RJ.

Além disso, fiz diversos cursos online, participei de eventos e li muitos livros. Eu sempre investi nos meus estudos, mesmo quando recebia apenas R$400,00 no meu primeiro estágio em design.

Mas tudo valeu a pena!

Hoje, eu tenho a oportunidade de trabalhar com grandes profissionais na Europa, atuar em projetos interessantes e participar de cursos online da IDEO e da UX Conference da NN/g, referência no mercado de UX.

Dica de Leitura: 5 aprendizados da UX Conference, da NN/g

Eu me tornei Master Certificado em UX (UXMC) pela Nielsen Norman Group, com especialização em UX Management e Interaction Design.

Além disso, moro legalmente na Europa há 5 anos e não precisei de passaporte europeu. Enfim, conquistei meu sonho de me tornar um Designer internacional.

Mas por que estou te contando tudo isso?

Para contextualizar melhor os motivos de eu ter criado o Bootcamp MID.

Por conta da minha história e do que eu passei, sempre achei inconcebíveis as limitações ao acesso a educação de qualidade no Brasil.

Dessa forma, o meu objetivo com o MID e com a Aela é simples: Criar a melhor metodologia online para que qualquer pessoa realmente interessada consiga se tornar um talento na área de UX/UI Design. E, assim, ter uma posição consolidada no mercado de trabalho e conquistar uma carreira internacional.

Portanto, a minha proposta não é criar atalhos. Mas gerar oportunidades de estudo, com conteúdos de primeira linha e ministrados por profissionais incríveis da área de UX Design.

Os nossos mentores

Para conseguir atingir o objetivo de transformar pessoas em profissionais qualificados em UX Design, a Aela conta com um time de mentores fantástico e que ajudam e guiam os alunos durante toda a sua jornada de aprendizado.

Além disso, eu mesmo faço parte dessa equipe, sendo o professor principal do curso.

Confira um pouco sobre quem somos!

Felipe Melo Guimarães

Eu sou designer com mais de 14 anos de experiência profissional e Master Certificado em UX (UXMC), pela NNG, com especialização em UX Management e Interaction Design.

Estou cursando mestrado em Design Management na Northumbria University, no Reino Unido.

Antes de trabalhar e morar em Londres, atuei com empresas na República Tcheca, México, Suíça, EUA, Canadá e no Brasil.

Além disso, sou professor desde 2008 e tenho muito orgulho de ter ajudado muitos Designers a conhecerem e se prepararem tecnicamente para o mercado profissional.

Para me ajudar a construir uma equipe de mentores de alto nível, conto com mais outros 8 profissionais da área de UX Design, todos com pelo menos 10 anos de experiência no mercado. São eles:

Hanry Kluk

Designer com 14 anos de experiência, morando em Amsterdam desde 2017 e atuando como Senior Product Designer na Rangle.io. Bacharel em Design, com pós em Antropologia pela PUC do Paraná, atuou em empresas como Philips, Conta Azul, Backbase, além de ter ministrado aulas pelo Instituto Faber-Ludens e ter sido mentor de Startups.

Bruno Duarte

Senior Product Designer na Farfetch em Lisboa, Portugal. Profissional com 15 anos de experiência em User Experience Design e áreas correlatas. Quando estava no Brasil, Bruno teve experiências na Philips Design (divisão Health Information Technology), Senior Sistemas e agências digitais atendendo clientes como Nestlé, Bunge, Governo Federal do Brasil, entre outros.

Leandro Lima

UX Designer atualmente trabalhando no Google e morando em Munique, Alemanha. É certificado em UX pela NN/g e trabalha com produtos digitais desde 2008. Nesse período, além do Google, passou por empresas como Booking.com, Klarna e Red Ventures. Durante 6 anos teve o seu próprio estúdio de UX, onde participou de 101 projetos.

Thais Souza

Head of Design na Stryber em Munique, na Alemanha. Com 15 anos de experiência profissional como designer, passou por diversas empresas no Brasil, como B2W, PSafe e WebRadar, se mudou para a Alemanha em Agosto de 2016 e desde 2017 lidera times de design, hoje com foco na construção de startups de alto impacto.

Rick Freitas

Designer, com 11 anos de experiência, atualmente morando em Dubai/UAE. Trabalha como Product Designer na Toptal e atua também como consultor e mentor, atendendo a grandes marcas em diversos mercados, sendo responsável pela condução de projetos de estratégia e desenvolvimento de produtos digitais e serviços. Especializado em gestão estratégica de negócios pela FIAP/SP.

Felippe de Pin

Senior UX Designer vivendo em Den Haag, na Holanda. Atualmente trabalha na Twill/Maersk e é Freelance Product Designer da Toptal (US). Carreira com mais de 15 anos, em 2009 atuou pela primeira vez internacionalmente em UK, ao voltar pro Brasil liderou o design em agências digitais, foi UX Lead do time da Senior, mentor de Design no Startup Weekend e Local Leader do IxDA Blumenau.

Naima Barbosa

Naima é formada em Design e especialista em Ergodesign de Interfaces pela PUC-Rio, atuou em diversas empresas no Brasil e foi UX Lead do banco Santander.

Atualmente, Naima mora na France e é UX Specialist na ING France.

Daniel Furtado

Eleito "Profissional do Ano 2018 / Categoria UX" pelo Prêmio Digitalks, Fundador da Wezen e com 23 anos de experiência em design, acredita que produtos e serviços poderiam ser bem melhores do que são. Criou o canal UXNOW para explicar sobre UX, Design Centrado no Usuário e Arquitetura da Informação. Como professor, lecionou em diversas disciplinas relacionadas à design e UX (IBTAMetrocampVéris, PeopleTec, Iladec, Faculdade Impacta Tecnologia, Puc Campinas, MBA USP-ESALQ, entre outros).

Dica de Leitura: Quem são os mentores do MID?

Como funciona o MID?

O Bootcamp MID utiliza uma plataforma online que facilita os estudos em cada nível do curso. Lá, você conta com:

  • Aulas em vídeos;
  • Textos complementares;
  • Aulas ao vivo;
  • Entrevistas com profissionais;
  • Mentoria.
Plataforma 100% online

Além disso, em cada nível, você irá desenvolver um trabalho completo que poderá compor o seu portfólio e que irá te ajudar a se posicionar no mercado de trabalho.

O Bootcamp MID da Aela é uma comunidade na qual acompanhamos de perto TODOS os alunos e ajudamos em cada etapa da evolução.

Para concluir todo o curso você poderá levar de 2 a 3 anos, mas a velocidade não é o que importa. O importante é o quanto você aprende e continua aprendendo a cada semana, para que consiga sua primeira vaga no mercado de trabalho e evolua com a comunidade.

Níveis do Bootcamp MID

O MID possui diversos níveis, sendo o primeiro o mais introdutório.

É importante lembrar que não é preciso ter background em design para cursar o MID. Na verdade, muitos de nossos alunos não vieram da área. Dessa forma, não é preciso ter experiência, apenas a vontade de aprender!

Além disso, o conteúdo do MID está sempre sendo atualizado com as novidades e informações do mercado internacional. Nós fomos o primeiro curso do Brasil — e talvez do mundo — a migrar as aulas de interface do Photoshop para o Adobe XD, por exemplo. Hoje contamos com aulas técnicas de Figma, Sketch e Adobe XD (além de outras ferramentas complementares).

Projeto do Nível 0 do MID

Nível 0 — Introdução a Product Design

Esse nível inicial foi criado para quem não tem conhecimento prévio sobre design de produtos digitais. Você entenderá sobre a necessidade, objetivos e funções da profissão. Além disso , irá estudar sobre pesquisa e documentação de projeto, realizando seu primeiro projeto com mentoria (Esse projeto simula a realidade do mercado).

Estudaremos a teoria e prática necessária para você começar bem qualquer projeto na área, com foco em pesquisa, para que assim tome as melhores decisões de projeto. Ao final, você já terá um projeto completo para o portfólio.

Nível 1 — Interface do Usuário para Web e Desktop

Nesse nível, você terá muitas aulas sobre princípios de Design e UI, que impactam o seu trabalho de interface, principalmente em softwares.

Além disso, você irá praticar com mais dois projetos, uma landing page e um dashboard. Esse nível, somado ao anterior, te dará bons conhecimentos para o design de produtos digitais, criando, ao final, 3 projetos para seu portfólio.

Nível 2 — Experiência do Usuário, Pesquisa e Estratégia

Nesse nível, iremos estudar mais a fundo sobre conceitos, estratégia e processos fundamentais de UX. Ensinaremos sobre entrevista com usuários, benchmarks, testes de usabilidade e wireframes.

Além disso, vamos te mostrar como trabalhar passo a passo para desenvolver um projeto focado na necessidade e experiência do usuário. Nesse nível, você irá realizar mais um projeto completo, utilizando todos os aprendizados até aqui e, claro, podendo compor seu portfólio.

Nível 3 — Interface Responsiva e Design System

Hoje, é fundamental pensar na interface levando em consideração todos os dispositivos. Entenderemos os fundamentos de responsividade, como trabalhar com grids, o que são breakpoints, além de aprender na prática como pensar e desenvolver projetos responsivos.

Além disso, você também irá estudar sobre Atomic Design, Styleguide e Design System, realizando outro projeto com acompanhamento dos mentores.

Nível 4 — Preparando-se para o Mercado de Trabalho

Nesse nível, falamos passo a passo sobre como você deve estruturar sua carreira, dando detalhes para montar seu currículo, carta de apresentação, LinkedIn e portfólio.

Além disso, ajudamos você a se preparar para entrevistas e a como buscar vagas no Brasil e no mundo. Ao final deste nível, você terá tudo pronto para se aplicar para qualquer oportunidade.

Nível 5 — Comunicação, Feedback e Criticando Design

Aqui, iremos conversar a fundo sobre comunicação e os impactos positivos e negativos na sua atuação como Product Designer.

Além disso, iremos conversar sobre como dar feedbacks e a realizar críticas de design para seus trabalhos e para quando estiver em equipe.

Nível 6 — iOS Mobile App Design

Designers de Interface estão com grande foco em aplicativos mobile nativos, principalmente em outros países. Para evoluir no mercado e estar um passo à frente é preciso dominar e acompanhar todas as novidades e atualizações da área.

Nesse nível, entenderemos os conceitos fundamentais para criação de aplicativos móveis para iOS, aprenderemos sobre guidelines, resoluções e tudo que você precisa saber para que, com a nossa mentoria, você crie do zero seu primeiro aplicativo para iOS.

Nível 7 — Android Mobile App Design

Nesse nível, entenderemos os conceitos do Google Material Design, aprenderemos sobre guidelines, resoluções, sistema métrico e tudo que você precisa saber para criar seu primeiro aplicativo Android.

Nível 8— Apple Watch App Design

Nesse nível, aprenderemos os conceitos por trás do Apple Watch, entenderemos sobre seu guideline e suas possibilidades. Ao final do nível, você terá desenvolvido um projeto completo de aplicativo.

Nível 9— Apple TV Interface Design

Nesse nível, aprenderemos sobre os princípios de design e guidelines para tvOS. Você estará apto a fazer seu primeiro aplicativo para Apple TV.

Nível 10— IOT — Internet das Coisas

Nesse nível você entenderá o conceito, possibilidades e oportunidades que estão surgindo com a evolução das interfaces. Através de estudos de casos e projetos simulados você estará se preparando para o mercado do futuro.

Nível 11— Projeto Final

Aqui, para finalizarmos, iremos trabalhar a fundo para que você desenvolva um projeto completo, abrangendo todas as etapas e processos estudados durante o curso.

O objetivo nesse nível é garantir 100% do seu aprendizado e criar um super projeto para seu portfólio, aumentando suas chances de destaque no mercado.

O Bootcamp MID não é um curso para você completar em 3 dias, 1 mês ou 3 meses. Não é um curso rápido que você encontra aos montes na internet. Também não é um curso onde você apenas assiste aulas e se vira.

Na verdade, o MID é um curso profundo, completo e que requer bastante dedicação. Nós proporcionamos todo o apoio necessário para que você consiga cumprir com seus objetivos e migrar para a área de UX Design. Mas o caminho é trabalhoso e o compromisso é fundamental para que possamos trilhá-lo juntos.

Nossos alunos

Como visto, o nosso curso possui 12 níveis, mas a cada nível é proposto um trabalho o qual pode ser utilizado para compor seu portfólio.

Portanto, não é necessário que você complete todos os 12 níveis para conseguir uma oportunidade no mercado de trabalho.

Na verdade, a maioria dos alunos conquistam ótimos empregos quando estão realizando entre o nível 2 a 4.

Confira as entrevistas com os alunos, no nosso canal do Youtube!

Para começar com os exemplos, posso citar o Israel que, pouco depois de iniciar seus estudos — 6 meses — conseguiu migrar de design gráfico para a área de produtos digitais.

O mais interessante é que ele conseguiu isso em Portugal, poucos meses depois de mudar do Brasil e estando apenas com trabalhos do Nível 0 e 1 do MID.

Fizemos uma entrevista com ele em Londres e recomendo que você assista em nosso canal no Youtube: Migrando para UX na Europa, com Israel Mesquita.

O Israel segue evoluindo e hoje se encontra na MySugr, na Áustria. Gravamos uma segunda entrevista com ele, em que conta sobre seu processo de evolução área e como conquistou a vaga em outro país da Europa.

Temos muito orgulho dos resultados que nossos alunos vem conseguindo e isso só nos dá mais energia para seguir investindo cada vez mais no Bootcamp MID!

Vou listar aqui alguns alunos que tiveram ótimos resultados e as entrevistas que realizamos com eles, em que contaram sobre seu processo de migração para UX/UI Design e como está o mercado de trabalho.

Inis Leahy

A Inis migrou da Psicologia para a área de produtos digitais e atualmente mora na Irlanda. Dada a sua formação, dessa forma, tornou-se um exemplo parar mostrar que não é preciso de background em design para trabalhar com UX.

No começo de sua trajetória, conseguiu uma oportunidade numa agência em Dublin. Em seguida, passou pelo Facebook e hoje está como Product Designer na Udemy da Irlanda.

Thiago Alvarenga

Thiago conseguiu migrar para UX Design com apenas 9 meses de estudo em nosso Bootcamp MID.

Além disso, utilizou os exercícios do curso para compor seu portfólio e conseguiu 4 propostas de empresas multinacionais.

Confira a entrevista e fique ligado nas dicas que o Thiago dá para quem deseja migrar para UX Design.

Louise Santos

A trajetória de Louise apenas confirma de que é possível conseguir migrar para UX Design e estabelecer uma carreira internacional.

Em menos de 1 ano, Louise conseguiu uma oportunidade de trabalho presencial na Nova Zelândia.

Ao retornar para o Brasil, dessa vez conquistou duas oportunidades de trabalho remoto para empresas gringas! Confira a entrevista na íntegra e se inspire com essa história!

Jey Castro

Conseguiu diversas oportunidades e uma ótima vaga na Raízen após alguns meses de dedicação ao MID.

Confira a entrevista que fizemos com ele:

Fábia Coelho

Migrou do Design gráfico e conseguiu iniciar na área de UX/UI na Pet Nativa em São Paulo. Fábia também compartilhou conosco sua trajetória até chegar a UX/UI Designer na Atech — Grupo Embraer:

Essas foram algumas das diversas entrevistas que realizamos com os nossos alunos do MID. A ideia é sempre mostrar as perspectivas, conquistas e trajetórias das pessoas que decidiram migrar para UX Design.

Dessa forma, conseguimos mostrar que mudar de carreira é bastante possível e, mais ainda, que é muito plausível conquistar uma oportunidade internacional com UX Design.

Portanto, caso você queira saber um pouco mais como é passar por esse processo de migração, acesse a playlist de entrevistas no nosso canal do Youtube.

Lá, você encontrará inspiração e dicas dos próprios alunos para que você também consiga migrar para UX Design.

O que os nossos alunos falam do MID?

Trabalhos de outros alunos

Com certeza, nós ficamos muito felizes em compartilhar as histórias de como nossos alunos conseguiram migrar para UX Design e, hoje, estão consolidados em grandes empresas, pelo Brasil e pelo mundo.

No entanto, há muito mais para mostrar! Mais do que contar suas histórias, ficamos extremamente orgulhosos em poder apresentar os trabalhos que eles realizam durante o Bootcamp MID.

Leonardo Andrade | Página de Suporte da Magazine Luiza
Amanda Menoti | Página de Suporte da Transferwise
Vanessa Bezerra | Página de Suporte Café 3 Corações

No link abaixo, você pode conferir os detalhes destes e de outros trabalhos, bem como todo o processo de como eles foram desenvolvidos.

Matrículas no Bootcamp

Como expliquei nesse texto, nós trabalhamos com mentoria e acompanhamento próximo de cada aluno, por conta disso abrimos sempre poucas vagas, poucas vezes ao ano — geralmente 3 vezes.

Nosso objetivo é a qualidade ao invés de quantidade. Portanto, buscamos abrir vagas para quem está realmente interessado em estudar e crescer no mercado.

Caso este seja o seu caso, acesse nossas redes sociais e verifique se no momento estamos com as matrículas abertas. Se não, você pode se cadastrar na lista de esperar para a próxima turma: Bootcamp MID

Os detalhes sobre valores, formas de pagamento, período de matrícula e demais dúvidas são sempre divulgadas por email e pelo link acima — quando estivermos com as vagas abertas.

Então, é isso! Se você estiver interessado em realmente estudar para crescer na área, será um prazer receber você em nossa comunidade.

Grande abraço,
Felipe

Se você gostou desse conteúdo não se esqueça de clicar em curtir e compartilhar! Esse pequeno gesto ajuda bastante no nosso trabalho! Fique à vontade para continuar navegando aqui e, caso queira receber nossos conteúdos por email, inscreva-se na nossa newsletter!

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Cursos

Temos orgulho de ter todo mês novos alunos contratados em países como Brasil, Irlanda, Portugal, Áustria, Nova Zelândia e Canadá.