Carreira
7 Sinais Para Identificar a Hora De Migrar De Carreira
Lista de conteúdos
Carreira

7 Sinais Para Identificar a Hora De Migrar De Carreira

7 Sinais Para Identificar a Hora De Migrar De Carreira

Trabalhar não é sempre um mar de rosas e você pode não estar sempre motivado. Mas quando a indisposição e a infelicidade são contínuas o problema pode ser muito mais do que mero cansaço ou a necessidade de umas férias.

A falta de motivação pode vir de um desalinhamento dos objetivos pessoais com o trabalho desempenhado. É extremamente normal haver esse tipo de descompasso, uma vez que a vida é dinâmica e nossos objetivos pessoais frequentemente estão mudando.

Mas como identificar que está na hora de mudar e migrar de carreira?

Montamos essa lista com 7 sinais que indicam a necessidade de mudança e como a área de UX Design pode ser a resposta que você está procurando!

Dica de Leitura: O que é UX Design?

1) Mercado em decadência

Talvez o seu desânimo esteja associado ao mercado de trabalho no qual você esteja inserido.

Falta de oportunidades, cargos desvalorizados e empresas do setor fechando as portas são sinais de que o seu mercado de trabalho pode estar em decadência.

Por mais que seja contra intuitivo ficar sentado observando tudo cair, é difícil tomar a decisão de qual mercado se aventurar. Como saber qual mercado está bombando e que tenha bastante oportunidades crescimento?

Nós não podemos falar por outros mercados, mas podemos mostrar que o mercado de UX Design está crescendo exponencialmente e que nele há diversas oportunidades de trabalho.

Um estudo feito pela Nielsen Normal Group (NN/g), os pais do UX Design, mostra que no ano de 2050 haverá 100 milhões de pessoas trabalhando com UX.

Mesmo com a pandemia e crise sanitária de 2020, o mercado de UX Design não parou de crescer.

Isso porque nesse momento de isolamento e quarentena, as empresas tiveram que adaptar seus produtos e serviços ao mundo digital. Para isso, tiveram que contratar UX e Product Designers para efetuar essas transformações.

Ou seja, o mercado de UX Design está crescendo, as empresas estão contratando e há necessidade de novos profissionais na área.

Se você está desmotivado com seu trabalho atual, por conta de um mercado em decadência, considere migrar de carreira para UX!

Dica de Leitura: Vale a Pena Migrar para UX/UI Design em 2021?

2) Baixos salários

É claro que em toda profissão existe uma evolução na remuneração. Mas é importante sempre enxergar essa possibilidade de crescimento, do contrário o sentimento de estagnação e desvalorização serão predominantes.

Se o salário médio da sua profissão está baixo e sem perspectiva de aumento, é um sinal que você deve se atentar. Talvez sua desmotivação seja por conta dessa baixa remuneração e falta de perspectivas de melhora.

Baixo salário pode indicar uma desvalorização do profissional dentro daquele mercado e, definitivamente, se for esse o caso, o melhor a fazer é migrar de carreira.

Mas qual seria um mercado/ profissão com bons salários?

Como visto acima, o mercado de UX Design está crescendo e a demanda por esse profissional é alta. Contudo, a oferta de mão de obra ainda é baixa, e por isso as empresas oferecem salários mais atrativos.

O 2019 Product Design Hiring Report da InVision mostra que 84% dos UX Designers entrevistados tiveram aumento de salário nos últimos 2 anos. Além disso, há a perspectiva de aumento de mais 20% nos salários no próximo período.

Aumento de salário de acordo com o 2019 Product Design Hiring Report da InVision

Ainda, pesquisando no site Glasdoor (antigo Love Mondays), podemos encontrar uma média de salário para UX Design nas grandes empresas:

3) Você não está aprendendo coisas novas

Conforme evoluímos em nossas profissões pode chegar o momento em que dominamos todas as atividades e não estamos mais conseguindo evoluir e aprender coisas novas; e começamos a nos sentir estagnados.

Mesmo que ainda existam coisas novas para serem aprendidas, muitas vezes já estamos cansados de conhecimentos sobre os mesmos temas de sempre.

Se a sua desmotivação com o trabalho é por conta da falta de novos desafios, novos aprendizado, conhecimentos e evolução talvez você deva considerar migrar de carreira.

Claramente, a mudança de profissão vai abrir um leque de desafios, novos aprendizados e conhecimentos interessantes.

Nesse sentido, o UX Design é uma área em que a evolução e os desafios são constantes, uma vez que há muita afinidade com a tecnologia, área que não para de crescer em ritmo acelerado.

Além disso, UX é multidisciplinar. Dessa forma, o seu aprendizado não irá se limitar apenas ao que tange a usabilidade, ferramentas e softwares.

O UX Designer transita entre conhecimentos de Business, Psicologia e até sobre ferramentas de redação, como o Storytelling. Quanto mais conhecimento e vivências, melhor.

Ou seja, em UX você se envolverá com diversas áreas e provavelmente sempre haverá algo novo pelo qual você sentirá prazer e motivação de aprender!

Dica de Leitura: 5 Soft Skills Para Você se Diferenciar como Designer

4) Você não encontra propósito em seu trabalho

Talvez esse seja o sinal mais comum por entre as pessoas desmotivadas com o trabalho.

Você passa o dia inteiro fazendo as suas atividades, mas no final do dia não consegue identificar o propósito de todo esse trabalho?

Em algumas profissões é difícil enxergar o impacto do seu trabalho na vida das pessoas ou, mais amplamente, no mundo.

Trabalhar sem um propósito pode tornar o seu dia a dia difícil e desgastante.

Se você não encontra propósito naquilo que faz, é a hora de migrar de carreira para algo que esteja mais alinhado com os seus objetivos profissionais e até mesmo pessoais.

Em UX Design, o trabalho baseia-se no conceito de Design Centrado no Usuário. Nesse conceito o usuário de um produto é colocado em foco e o UX é o responsável por atender suas necessidades e resolver seus problemas.

No final do dia, você estará transformando a vida das pessoas com cada projeto em UX Design.

E com UX/UI eu consigo realmente fazer a diferença na vida de uma pessoa. E sempre para o bem. Atender uma dor ou uma necessidade. Saber o que aquela pessoa precisa e poder entregar o melhor para ela.” — Diogo Alvarez, aluno do MID.

Então, se você tem como propósito mudar e impactar a vida de pessoas com seu trabalho e ao mesmo tempo gosta de tecnologia, pode ser UX Design seja para você!

5) Você só faz trabalho operacional

Veja, não há problema algum em efetuar atividades operacionais. Existem pessoas que são completamente satisfeitas com sua carreira, e efetuam somente trabalhos operacionais.

Mas talvez você esteja sentido falta de estar mais próximo das estratégias e da inteligência da empresa. Cabe a você, então, analisar se há a possibilidade, dentro da sua carreira, de atuar mais estrategicamente.

Caso não haja tal possibilidade, talvez seja o momento de mudar e migrar de carreira.

Apesar de, em um primeiro momento, a profissão de UX Design passar a impressão de que é uma área operacional, essa não é a verdade.

O UX Design é uma área estratégica. É por meio dela que a empresa pode aumentar seu faturamento e aprimorar seu relacionamento com os clientes.

Não é à toa que os UX Designers precisam saber sobre negócios, pois UX é uma área que pode trazer muitos resultados positivos para uma organização.

Uma pesquisa feita pela InVision mostrou o seguinte insight:

“Quando o design é o foco da organização, há um impacto direto e tangível nos resultados da empresa, como sua receita, valor de mercado e no tempo de comercialização.” – The New Designer Frontier By InVision

Impactos tangíveis do UX Design nas organizações – The New Designer Frontier by InVision

Portanto, caso você queira mudar para uma carreira mais estratégica, o UX Design não vai te desapontar.

Dica de Leitura: Business Design – Por Que é Importante Saber Sobre Negócios?

6) Você não tem qualidade de vida

Qualidade de vida é um aspecto importante e que varia de pessoa para pessoa.

Há quem diga que qualidade de vida é morar perto do trabalho, ou então, chegar em casa cedo. Ou ainda, conseguir buscar os filhos na escola depois do trabalho.

A verdade é que qualidade de vida tem muito a ver com o equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional.

Portanto, se o seu trabalho está afetando a sua qualidade de vida, é um bom momento para pensar em migrar de carreira.

O UX Design traz diversas possibilidades, facilidades e flexibilidades, que podem se adequar ao que você considera ser qualidade de vida, como: Home Office, trabalho remoto e possibilidade de internacionalização.

Claro que tudo depende de você, seus objetivos profissionais, da empresa/ cargo e do seu momento como profissional.

Uma coisa é fato, as empresas precisam de profissionais, por isso, elas estão se flexibilizando e buscando a melhor forma de adequar as necessidades dos colaboradores com seus objetivos. Não importa mais de onde o funcionário trabalha ou qual é exatamente a carga horária dele, com tanto que ele seja produtivo.

Temos diversos alunos que migraram para UX Design e eles trabalham nas mais variadas formas.

Leonardo Spolador, por exemplo, conseguiu uma oportunidade para trabalhar em uma empresa com base nos EUA, mas realiza suas atividades remotamente aqui do Brasil.

Eu já trabalhava nesse formato há mais ou menos uns 2 anos já. Claro, no começo é bem desafiador por conta da disciplina. Mas eu acredito que é tudo uma questão de costume.” – Leonardo Spolador, aluno do MID.

Confira outros exemplos de alunos nossos que também já atuam de diversas formas no mercado internacional de UX Design:

Dica de Leitura: Trabalho Remoto – Quais as Perspectivas Durante e Pós-Pandemia?

7) Você gostaria de ter uma carreira internacional

O objetivo das pessoas vai mudando conforme o tempo e isso é extremamente normal.

A ideia de morar fora ou de se internacionalizar é cada vez mais comum por entre as pessoas. Mas infelizmente nem todas as profissões permitem que você tenha uma carreira internacional.

Se você gostaria de se internacionalizar, mas sua carreira não te permite essa transição, uma estratégia seria exatamente migrar de profissão.

Em UX Design, a possibilidade de conseguir oportunidades de trabalho fora do país é extremamente alta. O mercado de UX está carente de profissionais lá fora e existem muitas vagas e empresas que buscam pessoas qualificadas, não importa onde elas estejam!

Temos diversos exemplos de alunos que conseguiram vagas em empresas internacionais:

  • Israel Mesquita: atua como Product Designer em uma empresa na Áustria, onde mora atualmente;
  • Inis Leahy: atualmente mora em Dublin e atua como Product Designer na Udemy;
  • Louise Santos: conseguiu uma vaga na Nova Zelândia e trabalha remotamente para uma empresa americana;
  • Além dos nossos alunos, nosso mentor e fundador da Aela, Felipe Melo, possui carreira internacional, tendo atuado em diversas empresas e países da Europa.

Portanto, se você deseja se internacionalizar, migrar de carreira para UX Design é a decisão certa!

Eu consigo migrar de carreira mesmo não possuindo background em Design?

Uma das preocupações mais normais que se tem quando em um processo de migração de carreira, é a respeito do background.

Há muito receio de começar uma profissão do zero, e a ideia de se trabalhar em UX Design sem nunca ter tido contato com Design pode ser assustadora.

Contudo, não é preciso se preocupar.

É possível migrar para UX Design sem ter background na área. Como citado acima, UX Design é uma área multidisciplinar, portanto um background diferente é até bem visto na hora da contratação.

Muitos de nossos alunos vêm de backgrounds diferentes: Administração, Psicologia, Atendimento ao Cliente, entre outros.

Caso você ainda tenha dúvidas se realmente é possível migrar para UX tendo um background diferente, confira este artigo:

if(window.strchfSettings === undefined) window.strchfSettings = {};window.strchfSettings.stats = {url: “https://aela-io.storychief.io/pt/migrar-de-carreira-sinais?id=560541230&type=2”,title: “7 Sinais Para Identificar a Hora De Migrar De Carreira”,id: “6aa280f8-87e7-4053-a27d-291065009b13”};(function(d, s, id) {var js, sjs = d.getElementsByTagName(s)[0];if (d.getElementById(id)) {window.strchf.update(); return;}js = d.createElement(s); js.id = id;js.src = “https://d37oebn0w9ir6a.cloudfront.net/scripts/v0/strchf.js”;js.async = true;sjs.parentNode.insertBefore(js, sjs);}(document, ‘script’, ‘storychief-jssdk’))

Se você gostou desse conteúdo não se esqueça de clicar em curtir e compartilhar! Esse pequeno gesto ajuda bastante no nosso trabalho! Fique à vontade para continuar navegando aqui e, caso queira receber nossos conteúdos por email, inscreva-se na nossa newsletter!


Cursos

Temos orgulho de ter todo mês novos alunos contratados em países como Brasil, Irlanda, Portugal, Áustria, Nova Zelândia e Canadá.