Carreira
Dica de Leitura: 5 Livros Para Melhorar a Sua Performance Em UX Design
Lista de conteúdos
Carreira

Dica de Leitura: 5 Livros Para Melhorar a Sua Performance Em UX Design

Dica de Leitura: 5 Livros Para Melhorar a Sua Performance Em UX Design

UX Design e a multidisciplinaridade

Em um primeiro momento, UX Design pode dar a impressão de ser um assunto somente técnico, mas é um assunto multidisciplinar e aborda diversas outras áreas, como por exemplo: negócios, marketing, psicologia, etc.

Se você quer melhorar sua vida profissional, continuar evoluindo e se destacar no mercado, é preciso expandir seu conhecimento sobre as mais diversas áreas. Uma das melhores formas de buscar esse conhecimento multidisciplinar é por meio dos livros, já que eles te oferecem um conhecimento profundo e amplo sobre diversos assuntos.

Pensando em tudo isso, separamos 5 livros que podem te ajudar a expandir seus conhecimentos e te manter atualizado e evoluindo.

1) Change by Design: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation, de Tim Brown

Tim Brown é o CEO da IDEO, uma das principais consultorias de Design do Mundo. Ele escreveu o livro Change by Design com a ideia de que tudo está interligado e que Design não é uma área isolada.

Por exemplo: se o consumidor não estiver interessado na bebida, pouco importa o Design inovador de sua garrafa.

Brown, portanto, explica que o Design Thinking é um processo que deve colocar foco na experiência do usuário, e tratá-la de forma mais importante do que as funções isoladas de um produto ou interface.

Por sua vez, o processo de Design Thinking deve conter 3 grandes etapas — as quais seguem uma ordem não linear e iterativa:

  • Inspiração;
  • Concepção;
  • Execução.

Ainda, Brown explica a importância do processo de Design Thinking conter interação entre diversas áreas. Desde os CEOs, passando por Marketing, RH e até finanças. Quanto mais diverso o grupo, mais soluções diferentes e alinhamento com os objetivos o projeto terá.

Change by Design é um excelente livro para quem quiser começar a entender melhor sobre o Design Thinking e como ele é importante para os processos de inovação dentro das empresas.

O livro está disponível na Amazon, em inglês.

Dica de Leitura: Design Thinking – Saiba Como Aplicá-lo em Seus Projetos

2) Storytelling For User Experience: Crafting Stories For Better Design, de Whitney Quesenbery e Kevin Brooks

O Storytelling é a técnica usada para se contar uma história de maneira encantadora, com o intuito de engajar e emocionar o público e transmitir um conteúdo relevante.

Não à toa, essa ferramenta pode ser usada em qualquer área, inclusive em UX Design.

Em UX, essa técnica é muito importante, pois a experiência é tratada como uma história que tem começo, meio e fim, facilitando o entendimento e o engajamento.

Kevin Brooks e Whitney Quesenbery se uniram para escrever esse livro, o qual tem como objetivo mostrar ao leitor como usar o Storytelling para desenvolver produtos e serviços.

As histórias, em UX Design, são apropriadas para diversos momentos. Desde entender as necessidades e os objetivos dos usuários, comunicar os resultados das pesquisas, falar sobre um novo produto ou ideia, até prototipar a experiência que o usuário terá com o produto.

O livro de Brooks e Quesenbery está dividido em 3 grandes partes:

  1. Por que as histórias são úteis e por que elas funcionam?
  2. Como as histórias podem ajudar no processo de Design Centrado no Usuário?
  3. Como escolher a audiência, fatores da história, frameworks e plataformas?

Com este livro, você conseguirá perceber como e quando usar as histórias para desenvolver o seu produto e em tudo que envolve o processo de UX Design.

É uma leitura essencial para o desenvolvimento.

Storytelling For User Experience: Crafting Stories For Better Design está na Amazon, em inglês.

3) Lean UX, de Jeff Gothelf

Neste livro, Jeff Gothelf descreve como aplicar o Lean nos processos de UX Design e desenvolvimento de produtos.

Lean, originalmente, é uma estratégia de redução de desperdícios e ineficiência, desenhado pela Toyota.

Ao levar esse conceito para o UX Design, Gothelf, descreve como desenvolver melhores produtos por meio da estratégia Lean, em 3 grandes partes:

  1. O que é Lean UX e quais os seus princípios;
  2. Como é o processo do Lean UX;
  3. Como levar o Lean UX para dentro da sua empresa.

Gothelf bate bastante na questão de times colaborativos, trabalhando junto para desenvolver produtos melhores de uma maneira mais eficiente.

O livro ainda conta com vários exemplos reais e estudos de caso para ilustrar claramente os seus conceitos.

Lean UX é um livro essencial para o UX Designer e seu time como um todo, para que consigam estabelecer processos mais eficientes.

O livro está na Amazon, em inglês.

Dica de Leitura: Lean UX – O Que é e Por Que Usar Em Seus Projetos de UX?

4) Agile Experience Design: A Digital Designer’s Guide to Agile, Lean, and Continuous, de Lindsay Ratcliffe e Marc McNeill

O Agile se difundiu bastante por diversas áreas e modelos de negócio. Mais do que uma simples metodologia, o Agile é considerado, por muitos, uma filosofia.

Ratcliffe e McNeill abordam a temática Agile no seu livro Agile Experience Design: A Digital Designer’s Guide to Agile, Lean, and Continuous, juntamente com outras metodologias que ajudam o UX Designer a desenvolver processos e equipes ágeis.

O livro é bem detalhado e abrange todos os tópicos essenciais sobre Agile.

Há um capítulo, inclusive, dedicado a como formar equipes ágeis e qual o papel de cada membro do time.

Os autores citam, ainda, exemplos sobre situações adversas e como superá-las.

É um livro essencial para quem busca otimizar seus processos e melhorar a relação das equipes, sua comunicação e desempenho. Estando sempre alinhado com a filosofia e o manifesto Ágil.

Você encontra esse livro na Amazon, em inglês.

5) Building Design Strategy: Using Design to Achieve Key Business Objectives, de Thomas Lockwood

Como já citado no começo deste artigo, UX Design é um campo multidisciplinar. Isto quer dizer que o UX Designer não pode estar focado apenas no Design em si. Existem diversas outras questões importantes que afetam o trabalho do UX Designer e que devem ser levadas em consideração.

Entender sobre negócios é uma dessas importantes questões. Um bom profissional de UX entende como seu trabalho impacta no business e não perde o foco nos objetivos da empresa.

Lockwood aborda como usar o UX como uma área estratégica dentro de uma empresa.

No livro, Lockwood juntou os insights e experiências de diversos profissionais — CEOs, Diretores, Gerentes — em design e apresentou seus estudos de caso — alguns até de grandes empresas como Procter & Gamble.

É uma leitura essencial para abrir a mente sobre como resolver problemas das empresas usando o Design como ferramenta.

O livro está na Amazon, em inglês.

Dica de Leitura: Impactos do Product Design no Business

if(window.strchfSettings === undefined) window.strchfSettings = {};window.strchfSettings.stats = {url: “https://aela-io.storychief.io/pt/livros-melhorar-performance-ux-design?id=1943773222&type=2”,title: “Dica de Leitura: 5 Livros Para Melhorar a Sua Performance Em UX Design”,id: “6aa280f8-87e7-4053-a27d-291065009b13”};(function(d, s, id) {var js, sjs = d.getElementsByTagName(s)[0];if (d.getElementById(id)) {window.strchf.update(); return;}js = d.createElement(s); js.id = id;js.src = “https://d37oebn0w9ir6a.cloudfront.net/scripts/v0/strchf.js”;js.async = true;sjs.parentNode.insertBefore(js, sjs);}(document, ‘script’, ‘storychief-jssdk’))

Se você gostou desse conteúdo não se esqueça de clicar em curtir e compartilhar! Esse pequeno gesto ajuda bastante no nosso trabalho! Fique à vontade para continuar navegando aqui e, caso queira receber nossos conteúdos por email, inscreva-se na nossa newsletter!


Cursos

Temos orgulho de ter todo mês novos alunos contratados em países como Brasil, Irlanda, Portugal, Áustria, Nova Zelândia e Canadá.