Dica de Leitura: 5 Livros Para Melhorar a Sua Performance Em UX Design

Depois que entrou na área de UX Design você deu uma estagnada nos estudos? Parou de aprimorar suas habilidades? Então, este artigo é pra você! Separamos 5 livros com a proposta de aumentar a sua performance, produtividade e visão de negócio!
Dica de Leitura: 5 Livros Para Melhorar a Sua Performance Em UX Design

UX Design e a multidisciplinaridade

Em um primeiro momento, UX Design pode dar a impressão de ser um assunto somente técnico, mas é um assunto multidisciplinar e aborda diversas outras áreas, como por exemplo: negócios, marketing, psicologia, etc.

Se você quer melhorar sua vida profissional, continuar evoluindo e se destacar no mercado, é preciso expandir seu conhecimento sobre as mais diversas áreas. Uma das melhores formas de buscar esse conhecimento multidisciplinar é por meio dos livros, já que eles te oferecem um conhecimento profundo e amplo sobre diversos assuntos.

Pensando em tudo isso, separamos 5 livros que podem te ajudar a expandir seus conhecimentos e te manter atualizado e evoluindo.

1) Change by Design: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation, de Tim Brown

Tim Brown é o CEO da IDEO, uma das principais consultorias de Design do Mundo. Ele escreveu o livro Change by Design com a ideia de que tudo está interligado e que Design não é uma área isolada.

Por exemplo: se o consumidor não estiver interessado na bebida, pouco importa o Design inovador de sua garrafa.

Brown, portanto, explica que o Design Thinking é um processo que deve colocar foco na experiência do usuário, e tratá-la de forma mais importante do que as funções isoladas de um produto ou interface.

Por sua vez, o processo de Design Thinking deve conter 3 grandes etapas — as quais seguem uma ordem não linear e iterativa:

  • Inspiração;
  • Concepção;
  • Execução.

Ainda, Brown explica a importância do processo de Design Thinking conter interação entre diversas áreas. Desde os CEOs, passando por Marketing, RH e até finanças. Quanto mais diverso o grupo, mais soluções diferentes e alinhamento com os objetivos o projeto terá.

Change by Design é um excelente livro para quem quiser começar a entender melhor sobre o Design Thinking e como ele é importante para os processos de inovação dentro das empresas.

O livro está disponível na Amazon, em inglês.

Dica de Leitura: Design Thinking – Saiba Como Aplicá-lo em Seus Projetos

2) Storytelling For User Experience: Crafting Stories For Better Design, de Whitney Quesenbery e Kevin Brooks

O Storytelling é a técnica usada para se contar uma história de maneira encantadora, com o intuito de engajar e emocionar o público e transmitir um conteúdo relevante.

Não à toa, essa ferramenta pode ser usada em qualquer área, inclusive em UX Design.

Em UX, essa técnica é muito importante, pois a experiência é tratada como uma história que tem começo, meio e fim, facilitando o entendimento e o engajamento.

Kevin Brooks e Whitney Quesenbery se uniram para escrever esse livro, o qual tem como objetivo mostrar ao leitor como usar o Storytelling para desenvolver produtos e serviços.

As histórias, em UX Design, são apropriadas para diversos momentos. Desde entender as necessidades e os objetivos dos usuários, comunicar os resultados das pesquisas, falar sobre um novo produto ou ideia, até prototipar a experiência que o usuário terá com o produto.

O livro de Brooks e Quesenbery está dividido em 3 grandes partes:

  1. Por que as histórias são úteis e por que elas funcionam?
  2. Como as histórias podem ajudar no processo de Design Centrado no Usuário?
  3. Como escolher a audiência, fatores da história, frameworks e plataformas?

Com este livro, você conseguirá perceber como e quando usar as histórias para desenvolver o seu produto e em tudo que envolve o processo de UX Design.

É uma leitura essencial para o desenvolvimento.

Storytelling For User Experience: Crafting Stories For Better Design está na Amazon, em inglês.

3) Lean UX, de Jeff Gothelf

Neste livro, Jeff Gothelf descreve como aplicar o Lean nos processos de UX Design e desenvolvimento de produtos.

Lean, originalmente, é uma estratégia de redução de desperdícios e ineficiência, desenhado pela Toyota.

Ao levar esse conceito para o UX Design, Gothelf, descreve como desenvolver melhores produtos por meio da estratégia Lean, em 3 grandes partes:

  1. O que é Lean UX e quais os seus princípios;
  2. Como é o processo do Lean UX;
  3. Como levar o Lean UX para dentro da sua empresa.

Gothelf bate bastante na questão de times colaborativos, trabalhando junto para desenvolver produtos melhores de uma maneira mais eficiente.

O livro ainda conta com vários exemplos reais e estudos de caso para ilustrar claramente os seus conceitos.

Lean UX é um livro essencial para o UX Designer e seu time como um todo, para que consigam estabelecer processos mais eficientes.

O livro está na Amazon, em inglês.

Dica de Leitura: Lean UX – O Que é e Por Que Usar Em Seus Projetos de UX?

4) Agile Experience Design: A Digital Designer's Guide to Agile, Lean, and Continuous, de Lindsay Ratcliffe e Marc McNeill

O Agile se difundiu bastante por diversas áreas e modelos de negócio. Mais do que uma simples metodologia, o Agile é considerado, por muitos, uma filosofia.

Ratcliffe e McNeill abordam a temática Agile no seu livro Agile Experience Design: A Digital Designer's Guide to Agile, Lean, and Continuous, juntamente com outras metodologias que ajudam o UX Designer a desenvolver processos e equipes ágeis.

O livro é bem detalhado e abrange todos os tópicos essenciais sobre Agile.

Há um capítulo, inclusive, dedicado a como formar equipes ágeis e qual o papel de cada membro do time.

Os autores citam, ainda, exemplos sobre situações adversas e como superá-las.

É um livro essencial para quem busca otimizar seus processos e melhorar a relação das equipes, sua comunicação e desempenho. Estando sempre alinhado com a filosofia e o manifesto Ágil.

Você encontra esse livro na Amazon, em inglês.

5) Building Design Strategy: Using Design to Achieve Key Business Objectives, de Thomas Lockwood

Como já citado no começo deste artigo, UX Design é um campo multidisciplinar. Isto quer dizer que o UX Designer não pode estar focado apenas no Design em si. Existem diversas outras questões importantes que afetam o trabalho do UX Designer e que devem ser levadas em consideração.

Entender sobre negócios é uma dessas importantes questões. Um bom profissional de UX entende como seu trabalho impacta no business e não perde o foco nos objetivos da empresa.

Lockwood aborda como usar o UX como uma área estratégica dentro de uma empresa.

No livro, Lockwood juntou os insights e experiências de diversos profissionais — CEOs, Diretores, Gerentes — em design e apresentou seus estudos de caso — alguns até de grandes empresas como Procter & Gamble.

É uma leitura essencial para abrir a mente sobre como resolver problemas das empresas usando o Design como ferramenta.

O livro está na Amazon, em inglês.

Dica de Leitura: Impactos do Product Design no Business

Se você gostou desse conteúdo não se esqueça de clicar em curtir e compartilhar! Esse pequeno gesto ajuda bastante no nosso trabalho! Fique à vontade para continuar navegando aqui e, caso queira receber nossos conteúdos por email, inscreva-se na nossa newsletter!

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Cursos

Temos orgulho de ter todo mês novos alunos contratados em países como Brasil, Irlanda, Portugal, Áustria, Nova Zelândia e Canadá.