Quem São os Mentores do MID e Como Eles Podem Te Ajudar?

O time de mentores do Bootcamp Master Interface Design é de alto nível! Anos de experiência em UX Design, participação em projetos em grandes empresas e atuação internacional são algumas das particularidades desse grupo seleto! Confira mais sobre cada um de nossos mentores e como eles podem te ajudar na carreira!
Quem São os Mentores do MID e Como Eles Podem Te Ajudar?

Os mentores do MID são profissionais de altíssimo nível que atuam no mercado de Product Design em grandes empresas nacionais e internacionais. Possuem uma bagagem extraordinária em UX e estão ansiosos para compartilhar todas essas vivências com vocês que desejam migrar para UX Design e alavancar a carreira.

A mentoria do MID é composta por profissionais preparados e capacitados para ensinar, instruir e guiar. A partir de experiências nacionais e internacionais, os mentores têm como principal objetivo transmitir conhecimentos e ajudar pessoas a conquistarem seus objetivos.

O time do Bootcamp é integrado por 09 mentores, cujos backgrounds podem ser conferidos a seguir!

Felipe Melo Guimarães

Na Europa desde 2015 e com mais de 14 anos de experiência, Felipe é Master Certified em UX (UXMC) pela Nielsen Norman Group e mestrando em Design Management na Northumbria University UK.

Além disso, ele é o fundador da Aela.io, consultor para diversas empresas pelo mundo e freelancer da Toptal (US).

Em sua experiência estão empresas como VMware Pivotal Labs em Londres, SAP em Praga, e outras empresas com atuação na República Tcheca, México, Suíça, EUA, Reino Unido, Austrália, Canadá e Brasil.

Teve seu próprio estúdio de Design por 5 anos no Brasil e por 3 anos, Felipe esteve à frente do antigo blog Choco la Design, até que em 2018 decidiu se dedicar exclusivamente à Aela.

É professor desde 2007 e tem como missão ajudar designers a se tornarem talentos.

“Meu objetivo com o MID e com a Aela é simples: criar a melhor metodologia online para que qualquer pessoa interessada de verdade, que estude firme, consiga se tornar um talento na área de interaction design a nível internacional e tenha sua posição no mercado de trabalho.” —  Felipe Melo Guimarães

Hanry Kluk

Background

Formado em Design, Hanry possui também uma especialização em Antropologia. Trabalhou com Design Gráfico e impresso durante muitos anos e depois migrou para o Digital. Nesse processo, estudando os fundamentos da interação humano/computador, e como aplicar isso na prática, descobriu o UX Design.

Depois de algumas experiências como empreendedor, Hanry decidiu migrar para o mundo corporativo. Lugar onde teve a oportunidade de trabalhar em empresas como Philips, Conta Azul, Backbase, além de ter ministrado aulas pelo Instituto Faber-Ludens e ter sido mentor de Startups. Hoje, reside na Holanda atuando como Senior Product Designer na Rangle.io.

Para Hanry, o que mais gosta como Designer é a possibilidade de aplicar diversas disciplinas dentro de um só projeto: envolver pessoas, co-criar, coletar e sintetizar dados.

Para ele, não há nada mais inspirador do que entender necessidades e motivações por trás de um problema real que precisa ser resolvido.

Perspectivas sobre o UX Design

Hanry acredita que o UX Design é uma poderosa disciplina. É ela quem contribui diretamente para a validação e crescimento de um negócio. Quando se fala em competitividade no mundo digital, entender o contexto do usuário se torna uma tarefa cada vez mais crítica.

“O Designer é o autor que desvenda a oportunidade por trás da necessidade do ser humano e apresenta métodos racionais de como suprir essa necessidade com produtos ou serviços simples e fáceis de usar.” — Hanry Kluk

Por isso, Hanry defende que já estamos vivendo um período em que o Design não é mais um diferencial, mas sim uma necessidade para a sustentabilidade de um negócio. O amadurecimento do mercado de produtos centrados no usuário vai gerar uma demanda imensa de profissionais com essas especialidades.

Assim, Hanry afirma que o profissional de UX precisa desenvolver a curiosidade para entender como as coisas e as pessoas funcionam. A empatia e a observação são o ponto de partida para se comprometer com o problema a ser resolvido.

Dica de Leitura: O Que é Empatia e Por Que é Importante em UX Design?

Como o Hanry pode te ajudar?

“Durante minha trajetória desenvolvi uma visão holística da necessidade do Design como estratégia, uma paixão por transmitir conhecimento e a vontade de promover o ensino do Design Centrado no Usuário. Acredito que posso contribuir com dicas e insights baseados em experiências reais vividas no mercado de tecnologia.” — Hanry Kluk

Bruno Duarte

Background

Nascido em Minas Gerais, Bruno se formou em Publicidade e Propaganda em 2005, mas trabalha com tecnologia desde 2002.

Em 2008, mudou-se para Santa Catarina para uma oportunidade na área de tecnologia e fez parte da segunda turma de mestrado em Design de Interação na UNC (Universidade do Contestado), uma das duas instituições que oferecia especialização em Design de Interação no Brasil.

A partir disso, começou a desenvolver projetos voltados para Arquitetura de Informação, para sistemas e websites.

Em 2012, juntou-se ao IxDA onde foi e co-fundador de 2 capítulos locais (Joinville e Blumenau), onde atuou como líder local durante 6 anos.

Nessa época, Bruno percebeu que um dos seus papéis como Designer era aprender e disseminar conhecimento com a comunidade. Nesse projeto, compartilhou experiências e ministrou palestras em universidades e workshops voltados para Design Thinking.

Em 2015, Bruno foi chamado para trabalhar na Philips em Blumenau como UX Designer. Atuava no desenvolvimento de um sistema voltado para gestão hospitalar, que tinha como objetivo criar padrões de interação, design, consistência e interface web.

Em 2017, foi para a empresa Senior Sistemas onde auxiliou o estabelecimento dos processos de design para aplicação nos projetos da companhia.

Atualmente, Bruno mora em Lisboa e é Lead Product Designer na Farfetch.

Perspectivas sobre o UX Design

Para Bruno, cada mercado, empresa e pessoa pode enxergar o UX Design de uma perspectiva diferente. Já que há grande variedade de atuação, diferentes ramos e modos de trabalho.

Segundo ele, a tendência para UX Design é se tornar uma disciplina cada vez mais especialista. Ao mesmo tempo em que o profissional precisa ter domínio de uma série de diferentes instâncias do negócio (visão holística), há também a necessidade do profissional que é especialista em uma área ou produto. Assim, Bruno acredita que é preciso ter em mente qual área você quer atuar e se especializar naquilo.

Na visão de Bruno, o mercado de UX Design no Brasil acaba sendo mais geralista, porém em mercados mais maduros, como em Portugal, a tendência é que o profissional tenha mais foco dentro de uma determinada entrega.

Dica de Leitura: UX Design: Quais as Possibilidades de Atuação?

Como Bruno pode te ajudar?

“Colocar parte da minha experiência a disposição. Todo mundo teve que escolher em algum momento fazer a transição para UX Design, mas as dificuldades são muitas vezes as mesmas. Após de mais de 10 anos na área, fui desenvolvendo uma sensibilidade para conhecer os melhores caminhos e atalhos para orientar novos profissionais.” — Bruno Duarte

Daniel Furtado

Background

Daniel Furtado é formado em Design Industrial e de Produto e é pós graduado em UX Design. É fundador da Wezen — estúdio de design de interação e experiência do usuário — e conta com mais de 20 anos de experiência em Design. Foi eleito “Profissional do Ano 2018 / Categoria UX” pelo Prêmio Digitalks.

Criou o canal UXNOW para explicar sobre UX, Design Centrado no Usuário e Arquitetura da Informação.

Como professor, lecionou em diversas disciplinas relacionadas ao design e UX em diferentes instituições:

  • IBTA/ Metrocamp/ Véris;
  • Peopletec;
  • Iladec;
  • Faculdade Impacta Tecnologia.

Como Daniel pode te ajudar?

“Ainda existem diversos aplicativos mal feitos, projetos pela metade e mal pensados. Pensando nisso, meu objetivo é valorizar e evangelizar a área de UX Design a fim de melhorar a vida de pessoas por meio de profissionais qualificados.” — Daniel Furtado

Rick Freitas

Background

Rick iniciou sua carreira na área administrativa e chegou a estudar Administração de empresas por um período.

No entanto, em 2008, decidiu fazer uma transição de carreira e passou a estudar Design de Interfaces Digitais e possui especialização em gestão estratégica de negócios pela FIAP/SP.

No design, trabalhou inicialmente em agências de publicidade até entrar em contato com os temas de Arquitetura de Informação para web, UX Design and Research.

Em 12 anos de experiência trabalhando para  grandes empresas e atuando como consultor em diversos mercados, Rick foi responsável pela condução de diversos projetos de design, além de estratégia e desenvolvimento de produtos e serviços digitais.

Atualmente mora em Dubai e trabalha como Senior Product Designer na Property Finder, o maior portal de Real State da região. Como um designer apaixonado, Rick se destaca na otimização de conexões entre o comportamento humano e a tecnologia.

Dica de Leitura: 5 Razões para Buscar um Mentor em UX Design

Perspectivas sobre o UX Design

Rick é um entusiasta da prática do design com foco na humanidade. Em outras palavras, define o design como uma poderosa ferramenta de transformação social.

"O futuro do design é aplicar um pensamento sistêmico para a solução de problemas, utilizando a tecnologia para criar coisas de forma consciente e sustentável." — Rick Freitas

Como Rick pode te ajudar?

Rick tem uma facilidade natural em conectar pessoas, transmitir conhecimento e colaborar com o avanço de ideias e projetos por meio do Design.

"Acredito que posso contribuir compartilhando não somente conhecimentos técnicos, mas diversos aprendizados sobre processos, relacionamento, auto-organização e desenvolvimento pessoal." — Rick Freitas

Thais Souza

Background

Thais é Design Director na PayFit España em Munique, na Alemanha.

Com 15 anos de experiência profissional como designer, passou por diversas empresas no Brasil, como B2W, PSafe e WebRadar, se mudou para a Alemanha em Agosto de 2016 e desde 2017 lidera times de design, hoje com foco na construção de startups de alto impacto.

Felippe De Pin

Background

Felippe é formado em Desenvolvimento Web, Marketing Digital e Design Centrado no Usuário com foco em Design de Serviços.

Trabalhou para agências digitais como Diretor de Criação, atendendo grandes clientes de e-commerce. Antes disso, teve seu próprio estúdio de design e uma empresa de serviços de internet de alta velocidade.

Após a experiência em agências, Felippe foi para uma posição de especialista em UX Design, em uma empresa de software para gestão pública. Em seguida, conquistou um cargo de gestão em uma das maiores empresas de software do Brasil, estabelecendo uma forte cultura de design, crescendo e liderando uma equipe multidisciplinar.

Felippe nasceu em Timbó, Santa Cataria, mas já morou em diferentes cidades e países durante sua carreira. Recentemente esteve residente na Holanda, onde atuou em um braço digital da Maersk. Atualmente é Product Design Lead na Zenklub do Brasil, atuando remotamente.

Perspectivas sobre UX Design

Felippe acredita que o verdadeiro valor que um profissional de UX traz para o processo de design não vem do conhecimento de tecnologia, mas de habilidades centradas no ser humano.

Nesse sentido, para que o UX continue a evoluir, o desenvolvimento de habilidades conhecidas como human skills é crucial.

Para ele, o verdadeiro valor de um UX Designer não é o conhecimento técnico, mas sim a compreensão da natureza humana, cujo entendimento ajudará a construir experiências significativas para as pessoas.

Portanto, Felippe acredita numa visão profunda das necessidades das pessoas para elaborar narrativas envolventes, utilizando o design de forma ética para desenvolver produtos melhores, em equilíbrio com a tecnologia e nas habilidades do design centrado no ser humano.

Dica de Leitura: Acessibilidade — Por Que Tornar os Produtos Digitais mais Acessíveis?

Como Felippe pode te ajudar?

Felippe pode te ajudar a resolver problemas relacionados às pesquisas e ao design centrado no usuário.

Além disso, e principalmente, consegue proporcionar conhecimentos para o desenvolvimento pessoal e de habilidades comportamentais, por conta de sua experiência em avaliação de currículos, análise de portfólios e conselhos de carreira.

Leandro Lima

Background

Leandro é UX Designer no Google e mora em Munique, na Alemanha. É certificado em UX pela NN/g e trabalha com produtos digitais desde 2008.

Em sua experiência, constam empresas como Booking.com, Klarna e Red Ventures. Além disso, Leandro teve sua própria agência de consultoria em UX por 6 anos.

É apaixonado por design e automobilismo e acredita que o método científico é uma ferramenta de aprendizado tão poderosa que devia ser adotada pelos designers como maneira de trabalhar.

Como professor, já deu aulas para educação infantil e em cursos livres de design. Além disso tudo, faz um cafezinho de dar inveja.

Perspectivas sobre UX Design

Para Leandro, o papel do UX é criar soluções de maneira ética e sustentável. Ele também acredita que as partes mais importantes e mais impactantes de soluções de design, também são aquelas que os designers acham mais entediante.

Defende que o bom design contempla 3 pilares: pessoas, tecnologia e modelo de negócios. E nenhuma solução de UX vai ser completa se não conseguir resolver problemas dessas 3 áreas.

Num mundo cada vez mais conectado, o papel do designer é tomar decisões que impactam o comportamento das pessoas, baseando-se em informações das mais diversas fontes. Por isso, saber coletar e trabalhar com dados é cada vez mais fundamental.

Como Leandro pode te ajudar?

Posso te ajudar no método de coletar informação sobre o produto, em como organizar esses dados de maneira que te permita fazer boas análises e em como converter essas análises em ideias aplicáveis.

Naima Barbosa

Naima é formada em Design e especialista em Ergodesign de Interfaces pela PUC-Rio, atuou em diversas empresas no Brasil e foi UX Lead do banco Santander.

Atualmente, Naima mora na France e é UX Specialist na ING France.

Não temos dúvida que com esse time altamente qualificado de mentores, os seus aprendizados com o MID serão elevados para outro patamar de qualidade.

Quer conhecer mais sobre o MID? Encontre mais informações nos artigos abaixo:

Se você gostou desse conteúdo não se esqueça de clicar em curtir e compartilhar! Esse pequeno gesto ajuda bastante no nosso trabalho! Fique à vontade para continuar navegando aqui e, caso queira receber nossos conteúdos por email, inscreva-se na nossa newsletter!

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Cursos

Temos orgulho de ter todo mês novos alunos contratados em países como Brasil, Irlanda, Portugal, Áustria, Nova Zelândia e Canadá.