Migrar Para UX Design: 5 Desafios e Como Superá-los

Mudar é sempre uma decisão difícil. Principalmente quando o assunto é carreira e profissão. Durante esse tipo de mudança encontramos diversos desafios que podem nos deixar com medo e desmotivados. Mas nenhum desses obstáculos é intransponível! Compilamos neste artigo alguns dos desafios mais comuns enfrentados ao migrar para UX Design. Confira como superá-los!
Migrar Para UX Design: 5 Desafios e Como Superá-los

A vontade de migrar de carreira tem várias origens, dentre as quais:

  • Expectativas não atendidas;
  • Mudanças de prioridades;
  • Perseguir um sonho;
  • Mercado em declínio.

Cada um desses fatores traz consigo a vontade de mudar de profissão. Por sua vez, essa mudança também traz diversas dúvidas, medos e desafios.

Não saber identificar esses desafios e nem entender como superá-los faz com que o medo vença a vontade de mudar. Quando isso acontece, nós desistimos.

Por isso, nós compilamos os desafios mais comuns que os profissionais encaram ao decidir migrar de carreira para UX Design. Confira quais são e como vencê-los!

1) Insegurança do novo mercado

A insegurança de sair de um mercado no qual já tem familiaridade e partir para um novo segmento é um dos desafios comuns ao migrar de carreira.

Não saber se há futuro ou perspectivas no mercado para o qual se quer migrar é uma insegurança constante.

Contudo, esse desafio pode ser superado com pesquisa, conhecimento de dados e informações sobre o mercado. Procure relatórios e pesquisas de institutos confiáveis do segmento. Fique a par das tendências e do que está acontecendo no mercado.

A informação é a melhor solução para acabar com a insegurança.

Para UX Design, a notícia é ótima: O mercado está crescendo. Na verdade, a perspectiva para 2050 é que tenham 100 milhões de pessoas trabalhando com UX.

As empresas estão se conscientizando dos benefícios que o Product Design traz para os resultados da empresa. Dessa forma, a procura por profissionais dessa área vem aumentando.

Mesmo com a pandemia de 2020, as perspectivas continuam boas para os próximos anos. Isso porque as empresas estão cada vez mais digitalizadas e buscando profissionais que atendam a essas expectativas.

Dica de Leitura: Vale a Pena Migrar para UX/UI em 2021?

2) Não ter formação acadêmica ou background

Migrar de carreira pode significar mudar para uma profissão completamente diferente da qual você se formou ou atua hoje.

Se o seu desejo é mudar para uma área nova, é preciso estar disposto a voltar aos estudos.

Contudo, não será preciso, necessariamente, um curso acadêmico de 4 anos de duração. Dependendo da área de atuação que você deseja, existem diversos cursos online de duração mais curta que podem te ajudar.

O mais importante é estar determinado e aberto a aprender.

Voltar a estudar pode parecer um retrocesso, mas não é.

A partir do momento que você está disposto a encarar esse desafio, você estará mais empenhando por ser algo que realmente deseja fazer. É preciso exercitar a paciência e entender que cada passo dado faz parte de uma estratégia.

Se o seu desejo é migrar de carreira para UX Design, a falta de um background em Design não é um empecilho. Na verdade, o background em outras áreas acaba sendo um diferencial na hora da contratação.

"Sou formada em psicologia, atuei na área por um tempo, mas não era o que eu queria. Decidi mudar e fui para a área de Design." – Inis Leahy

Gráfico baseado nos dados do 2019 Product Design Hiring Report, da InVision

A pesquisa da InVision mostra que o profissional de UX Design com experiência em outras áreas é mais valorizado. Além disso, são valorizadas soft skills como comunicação e trabalho em equipe.

Dica de Leitura: Preciso ter Background em Design para Migrar para UX?

3) Não saber por onde começar

A sensação de estar começando algo do zero pode causar ansiedade. Principalmente se pensarmos o quanto ainda temos para fazer e caminhar até efetivamente conseguir migrar de carreira.

Uma maneira interessante de entender por onde começar é ouvindo pessoas que passaram pela mesma situação. Procure conversar e ouvir histórias de pessoas que conseguiram chegar aonde você quer. Ter referências e networking é muito importante para esse movimento.

Por meio de conversas com outras pessoas você conseguirá ter uma noção mais clara das habilidades necessárias, quais os primeiros passos e quais outros desafios esperar pelo caminho. Além de poder compartilhar conhecimentos sobre cursos, pesquisas e demais estudos sobre a profissão.

Estabelecer contatos e fazer parte de uma comunidade é importante para compartilhar experiências e manter-se motivado. Saber que você não é a única pessoa no mundo a ter dificuldades e inseguranças ao migrar de carreira é importante para conseguir manter a calma.

Os nossos alunos do Bootcamp MID, por exemplo, formam uma comunidade que compartilha ideias e experiências uns com os outros diariamente. Além disso, o curso MID proporciona um estudo apropriado com mentores experientes do mercado de UX. A exposição da experiência dos demais alunos que já alcançaram seus objetivos e dos nossos mentores é de grande valia para todos aqueles que desejam migrar de carreira para UX Design.

4) Dar alguns passos para trás na carreira

Um dos grandes desafios de migrar de carreira é encarar o fato de que algumas vezes será necessário dar alguns passos para trás em relação a cargos e salários antes de alcançar altos patamares.

A situação obviamente assusta qualquer um. Você está numa posição já consolidada na sua profissão. Com um cargo e um salário que você galgou nesses anos de carreira. Pensar que migrar pode significar começar de patamares mais baixos causa bastante receio.

Para encarar esse desafio é preciso pensar no longo prazo. Você, certamente, não está mudando de carreira pensando apenas nos próximos meses. Mudar de profissão, geralmente, requer ter a visibilidade de um horizonte mais distante. Pensar nos bons frutos que essa decisão irá prover, mesmo que para isso, em um primeiro momento, você tenha que recuar alguns passos.

Ter paciência é essencial e tentar aproveitar o máximo possível das novas experiências sem querer apressar muito as coisas.

Apesar desse desafio ser real e bastante difícil de encarar, existem profissões que conseguem aumentos de cargo e salário de forma bem rápida já que o mercado se encontra em grande ascensão.

O relatório da InVision confirma que os salários de Product Designers aumentaram nos últimos 2 anos, bem como o tamanho das equipes de Design dentro das empresas.

Gráfico baseado nos dados do 2019 Product Design Hiring Report, da InVision

5) Humildade para estudar novos assuntos

Quando já estamos estabelecidos em alguma profissão há algum tempo, temos a tendência de ter autoridade sobre aquilo. Claro, se estamos há bastante tempo trabalhando em uma mesma área, é natural nos tornarmos especialistas naquilo.

Fazer a migração para uma área completamente nova, é começar em um segmento onde não se tem a mesma autoridade e conhecimento. Tais fatores podem criar insegurança de começar a estudar algo novo do começo e isso requer muita humildade.

Para superar essa fase e ter humildade nesse processo, é preciso pensar novamente no longo prazo. Lembre-se que o movimento de carreira que está sendo feito é um desejo e deve ter sido pensado e planejado previamente. É natural termos que recuar alguns passos para podermos ir mais longe.

Não tenha medo de deixar a sua autoridade em um assunto de lado para estudar algo completamente novo. Ao mesmo tempo, quando ingressar na nova carreira, entenda que seu momento é de aprendizado e que é preciso estudar muito e manter-se constantemente atualizado com os assuntos.

Em alguns casos, até o aprendizado e a atualização são atividades constantes e importantes. Como no mercado de tecnologia, por exemplo. As mudanças acontecem muito rápido e é preciso estar sempre atento às tendências e novidades.

Dica de Leitura: 11 Medos Que Te Impedem de Migrar para UX Design

Queremos te ajudar nesse processo

A Aela tem um compromisso: trazer os melhores conteúdos sobre Product Design e sobre o mercado para transformamos pessoas em talentos internacionais nas áreas de Design e UX. Temos orgulho de, por meio de nosso Bootcamp MID, ter conseguido ajudar muitos alunos a migrar de carreira!

Confira os depoimentos de quem já fez nosso curso!

Se você gostou desse conteúdo não se esqueça de clicar em curtir e compartilhar! Esse pequeno gesto ajuda bastante no nosso trabalho! Fique à vontade para continuar navegando aqui e, caso queira receber nossos conteúdos por email, inscreva-se na nossa newsletter!

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Cursos

Temos orgulho de ter todo mês novos alunos contratados em países como Brasil, Irlanda, Portugal, Áustria, Nova Zelândia e Canadá.